Xirê: A Festa dos Orixás, hoje, em Sto.André

O espetáculo cênico musical Xirê …− A Festa dos Orixás abre hoje (3), a temporada de novembro do projeto Terças Musicais. Com o ogã (chefe) José Silva dos Santos, o Sapopemba, e o grupo Obá Inã (o fogo do Rei), a apresentação irá homenagear orixás (ancestrais divinizados que correspondem a pontos da natureza) das religiães de matriz africana e contará com cortejos afros, afoxés, maracatus, samba de roda, jongo e tambor de crioula.

A festa, de acordo com o ogã Sapopemba, será marcada pelas apresentaçães musicais, pelo repicar dos instrumentos de percussão, com as devidas homenagens e também procurará desmistificar oito orixás celebrados nos cultos de origem africana …− Exu, Iansã, Iemanjá, Ogum, Oxossi, Oxum, Oxalá e Xangó.

Com mais de uma hora de duração, o show, com entrada gratuita, contará com vários instrumentos de percussão tocados pelos 23 integrantes do Obá Inã. Pela primeira vez a programação acontecerá no Teatro Municipal de Santo André. Além das Terças Musicais, a apresentação é parte dos festejos do Mês da Consciência Negra, na cidade e integra a programação cultural do Encontro Nacional de Cidades Educadoras.

Espetáculo Xirê …− A Festa dos Orixás abre Terças Musicais de novembro

Data: 3 de novembro (terça-feira)

Horário: 20h, com entrada gratuita

Local: Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, s/n, Centro)