Tudo sobre Os Simpsons

os simpsons

“Os Simpsons” (tradução para The Simpsons) é uma sitcom animada norte-americana, que foi criada por Matt Groening para a emissora Fox. Basicamente, essa série é uma paródia satírica do estilo de vida predominante na classe média dos EUA, e é simbolizada pela família que dá nome a série, e os integrantes são:

  • Homer Jay Simpson;
  • Marjorie “Marge” Simpson;
  • Bartholomew “Bart” Simpson;
  • Elisabeth “Lisa” Marie Simpson;
  • Margareth “Maggie” Simpson.

Além disso, a série se passa na cidade de Springfield e ironiza a cultura e a sociedade dos EUA, a televisão e muitos aspectos da condição humana.

Como começou Os Simpsons?

Como já dito, a família foi criada pelo cartunista Groening e, em seguida, lançada como uma série de pequenas animações que foram produzidas por James L. Brooks. Groening criou uma família disfuncional e deu os nomes dos personagens inspirados nos membros de sua própria família, apenas trocou o seu nome por Bart, que é um anagrama de Brat (fedelho).

Estreou no dia 17 de dezembro de 1989, e de lá para cá, já foram exibidos mais de 600 episódios de Os Simpsons. Em 2007, mais precisamente nos dias 26 e 27 de julho, foi lançado um filme do seriado, que arrecadou mais de meio bilhão de dólares no mundo todo.

Os Simpsons fizeram sua estreia em um programa próprio, que tinha cerca de meia hora de duração, com o especial de Natal chamado “Simpsons Roasting on an Open Fire” (Simpsons Assando em Fogo Aberto). Mais de 30 anos depois, Os Simpsons acumularam inúmeros prêmios, o que inclui 31 Emmys (o Oscar da televisão). Além do mais, em 1999, a revista Time elegeu a série como a maior do século XX.

Qual é a temática por trás dos personagens de Os Simpsons?

Os Simpsons foca nas aventuras de uma família suburbana estadunidense. O pai, Homer Simpson, é um inspetor de segurança da Usina Nuclear de Springfield. Marge Simpson, esposa de Homer, é uma verdadeiro estereótipo de dona de casa. O casal tem três filhos: Bart Simpson, um garoto de 10 anos e rebelde; Lisa Simpson, considerada menina-prodígio de 8 anos que adora tocar saxofone; e Maggie Simpson, a caçula da família, uma bebê que não fala.

Completam a família um cachorro chamado Ajudante do Papai Noel, e um gato chamado Bola de Neve. Os produtores da série decidiram que os personagens não envelheceriam ao longo do tempo, ainda que haja frequentemente festas religiosas e de fim de ano.

Além disso, há um grande número de personagens menores, que vão desde parentes da família até eventuais coadjuvantes. É importante destacar que Os Simpsons inclui um conjunto de personagens bastante peculiares: colegas de trabalho, professores, amigos, moradores e celebridades locais. Alguns deles conseguiram ganhar papeis que se expandiram na série e, em seguida, conseguiram atuar em seus próprios episódios.

Como é a ambientação de Os Simpsons?

De forma intencional, a série é muito evasiva em relação a localização da cidade de Springfield, uma vez que este nome é muito comum nos EUA, e aparece em 22 de seus estados. De maneira muito geográfica, Springfield e seus arredores têm desertos, terras vastas, zona litoral, altas montanhas ou qualquer outro ambiente que a história ou piada necessite.

No entanto, Groening destaca que a Springfield de Os Simpsons tem muito em comum com Springfield de Oregon, o lugar onde ele cresceu. Mas, anos depois, em 2012, ele revelou que, de fato, a Springfield da série situa-se em Oregon.

Qual são os temas abordados em Os Simpsons?

Os Simpsons utilizam a configuração padrão de uma sitcom, ou seja, que é centrada em uma família de classe média e sua vida em uma cidade norte-americana. Entretanto, por conta de ser uma animação, a série possui um escopo muito mais amplo quando se compara a uma sitcom normal. Basicamente, a cidade de Springfield consegue agir como um universo completo, onde os personagens exploram os problemas que são enfrentados em uma sociedade contemporânea.

Por exemplo, por conta de Homer trabalhar em uma usina nuclear, a série consegue comentar sobre o meio ambiente. Por meio de Bar e Lisa na Escola Primária de Springfield, os autores trabalham com questões controversas do mundo da educação. Além do mais, a cidade conta com uma vasta gama de canais televisivos, que variam desde a programação infantil a notícias locais, permitindo que os produtores façam piadas sobre si mesmos ou mesmo sobre a indústria do entretenimento.

Quais são as marcas registradas de Os Simpsons?

Abertura

A sequência de abertura de Os Simpsons é uma das características mais marcantes. Grande parte dos episódios são abertos com a câmera passando no título do programa para a cidade de Springfield. Essa câmera segue, então, os membros da família no caminho de casa. Ao entrarem em casa, Os Simpsons se sentam no sofá para assistir televisão.

Essa abertura foi criada por David Silverman, e foi a primeira tarefa que ele fez quando começou a produção do programa. Já a música de abertura foi composta por Danny Elfman, em 1989, depois que Groening se aproximou dele pedindo uma música no estilo retrô.

Além disso, um dos fatores mais distintos da abertura da série são as três mudanças de acordo com cada episódio. Essas mudanças são:

  • Bart escreve diferentes coisas no quadro negro da escola;
  • Lisa tem diferentes solos em seu saxofone (exceto nas primeiras temporadas, onde o solo é o mesmo);
  • As cenas dos Simpsons entrando na sala para se sentar no sofá.

No dia 15 de fevereiro de 2009, uma nova sequência de abertura foi introduzida com o intuito principal de acompanhar a transmissão para o HDTV. Basicamente, essa nova sequência tinha todas as características da abertura original, porém foram adicionados vários personagens e detalhes.

Humor

O humor presente em Os Simpsons é baseado em referências culturais, que cobrem um amplo espectro da sociedade, a fim de que os telespectadores de todas as gerações possam apreciá-los.

As referências, por exemplo, podem vir de filmes, programas televisivos, música, ciência, literatura e outros desenhos animados. Além disso, podem ser adicionadas histórias ou piadas que podem ser vistas para o segundo plano humorístico da série, ou mesmo por pedaços aleatórios em placas, jornais e em outros lugares.

 

Acesse https://jornalhojelivre.com.br e veja mais assuntos!

 

Fontes:

https://simpsons.fandom.com/pt/wiki/Tudo_sobre_os_Simpsons

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-historia-dos-simpsons/

Marcações: