Tudo sobre o campeonato baiano 2022

campeonato baiano 2022

O Campeonato Baiano de Futebol 2022 (o campeonato baiano 2022) foi o 118.º torneio realizado na Bahia e patrocinado pela Associação Baiana de Futebol. O Atlético de Alagoinhas, campeão no ano anterior, conquistou o campeonato contra o Jacuipense. É a primeira vez no Campeonato Baiano que a dupla Bahia e Vitória é eliminada na fase de grupos do campeonato e a primeira vez desde 2003 que o Bahia é eliminado na fase de grupos.

Em linhas gerais, o Campeonato Baiano de Futebol é uma competição esportiva disputada no estado da Bahia e organizada pela Federação Baiana de Futebol (FBF).

A competição é a mais antiga do esporte na região Nordeste, e a segunda do Brasil, atrás apenas do Campeonato Paulista (criado em 1902), que vem sendo realizado ininterruptamente desde 1905.

O Campeonato Baiano é um dos eventos esportivos mais importantes da Bahia e conta com o apoio dos torcedores de todos os times participantes que lotam o estádio para torcer pelos jogadores baianos. E não foi diferente com o campeonato baiano 2022.

Além disso, a competição do campeonato baiano 2022 movimenta milhões e ajuda a dinamizar a economia do estado com empregos diretos e indiretos, patrocínio de times, dinheiro arrecadado por meio de transmissões esportivos no televisor além do dinheiro arrecadado com a chegada de novos torcedores.

Campeonato Baiano 2022: A história do “Baianão”

Fundada com o nome Liga Baiana de Esportes Terrestres (LBST)  pela Associação Baiana de Esportes Terrestres (FBDT) – atual Associação Baiana de Futebol – em 15 de novembro de 1904, tendo como fundadores quatro clubes: São Paulo Club, Clube Internacional de Cricket, Sport Club Victoria (hoje Esporte Clube Vitória) e Sport Club Baiano.

No ano seguinte, 1905, foi realizado o primeiro Campeonato Baiano. O clube paulista não pôde participar do campeonato por falta de jogadores transferidos para outros clubes. Em fevereiro daquele ano São Salvador se junta ao campeonato, em que o Internacional de Críquete é campeão disputado pelo título com apenas três outros clubes.

Depois de dois campeonatos, um de São Salvador e outro de Vitória e conquistas solitárias de Santos Dumont, SC Bahia e Atlético de Salvador, a competição passou a ser organizada de forma diferente, o que não agradou a ninguém. E os clubes que tiveram uma disputa fazendo com que eles deixassem o torneio.

O Campeonato Baiano teve dois campeões ao mesmo tempo duas vezes: em 1938, quando houve um “rift” no futebol baiano, pois nem todos os clubes que jogam na primeira fase venceram, vencido pelo Botafogo, queriam jogar na segunda fase.

Assim, a Liga Baiana de Esportes Terrestres decidiu realizar mais um campeonato; e 1999, quando o título foi contestado pelo Bahia na Justiça Desportiva, declarando que o estádio oposto, o Barradão, não oferecia segurança e condições públicas para uma final (o regulamento determinava que a ordem de campo da partida decisiva fosse do Vitória) e foi ao seu estádio, a Fonte Nova. Por fim, a FBF repartiu o título entre os dois clubes.

Em 2013 e 2014, a Chevrolet foi a patrocinadora do campeonato. Por isso, o nome da competição foi chamado de Campeonato Baiano Chevrolet. Após uma parceria de dois anos, a empresa anunciou que não patrocinaria o estadual (e outros estados patrocinados) em 2015.

Em 2015, o Vitória da Conquista chegou à sua primeira final, mas acabou perdendo o título para o Bahia após ser derrotado por 6 a 0 na Arena Fonte Nova. O Tricolor foi o primeiro clube a acolher uma volta olímpica pelo estádio após inaugurado há dois anos.

Campeonato Baiano 2022: Transmissão

A TV Itapoan, afiliada da Record na Bahia, recebeu direitos exclusivos de transmissão televisiva de 2007 a 2010.

Em 2011, a TV Bahia, afiliada da rede Globo e suas subsidiárias compraram os direitos de transmissão das temporadas posteriores na televisão aberta e pay-per-view do Premiere FC. O canal operou até 2020. Em 2021, a TVE Bahia foi anunciada como um novo canal, que voltou ao ar desde 2006.

Quais foram os regulamentos do Campeonato Baiano 2022?

No campeonato baiano 2022, dez equipes competem na primeira rodada em um turno único. Os quatro primeiros colocados avançam para as semifinais. A equipe em último lugar será rebaixada diretamente e, se houver mais de 10 equipes na segunda divisão, a penúltima equipe será rebaixada.

Se duas ou mais equipes estiverem empatadas em pontos, os seguintes critérios de desempate serão aceitos no campeonato baiano 2022:

  1. Maior número de vitórias;
  2. Maior saldo de gols;
  3. Maior número de gols marcados;
  4. Confronto direto;
  5. Menor número de cartões vermelhos recebidos;
  6. Menor número de cartões amarelos recebidos;
  7. Sorteio.

As semifinais e finais do campeonato baiano 2022 serão disputadas de acordo com o sistema de eliminatórias, tanto em casa como fora. Se duas ou mais equipes estiverem empatadas em pontos, os seguintes critérios de desempate serão aceitos:

  1. Melhor saldo de gols na partida;
  2. Disputa de pênaltis.

O campeão do campeonato baiano 2022 participará da Copa do Nordeste 2023 e da Copa do Brasil 2023; o segundo e o terceiro disputarão a Copa do Brasil 2023. O segundo colocado a disputar a fase de grupos da Copa Nordeste 2023 será o time mais bem classificado pelo ranking da CBF.

O terceiro lugar na competição regional, que ficará reservado para a fase preliminar, será concedido à segunda equipe mais bem classificada de acordo com o ranking da Confederação Brasileira de Futebol.

As três equipes mais bem colocadas na classificação geral da competição terão direito a disputar a Série D 2023 desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro.

Quais foram os melhores jogadores do Campeonato Baiano 2022?

Apesar de ter acabado, o Campeonato Baiano de Futebol ainda é um dos assuntos mais quentes da internet e tem tudo isso pode ser explicado por conta dos melhores jogadores da temporada 2022.

A lista dos melhores jogadores do Campeonato Baiano 2022 é composta pelos atletas Fabio Lima (Atlético); Railan (Jacuipense), Iran (Atlético), Bremer (Atlético) e Cazumba (Bahia de Feira); Diones (Bahia de Feira), Dionísio (Atlético), Miller (Atlético) e Danilo Rios (Jacuipense); Tiaguinho (Atlético) e Rodallega (Bahia).

A Confederação Baiana de Futebol também entrega o prêmio treinador, preparador físico e o melhor juiz. A premiação também inclui a estrela da competição, a revelação o gol mais bonito e a equipe mais disciplinada.

 

Fonte: https://diariobahia.com.br/relembre-os-melhores-jogadores-do-campeonato-baiano-2022/