Terceiro Turno chega ao Centro Policlínico Gentil Rstom em São Caetano

A Saúde de São Caetano do Sul segue avançando. Na terça-feira (1/9), o prefeito Paulo Pinheiro lançou o Programa Terceiro Turno, que amplia o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das 19h às 23h, no Centro Policlínico Gentil Rstom (Avenida Tietê, 301, Bairro Nova Gerty), segundo equipamento da rede municipal a receber o projeto. A UBS Nair Spina Benedicts (Rua Oswaldo Cruz, 1.153, Bairro Oswaldo Cruz), primeira contemplada, já realiza uma média de 1,5 mil atendimentos mensais das demandas espontâneas, o que comprova o sucesso da iniciativa.

O chefe do Executivo também anunciou que as unidades do Terceiro Turno terão uma inovação a partir da segunda quinzena deste mês. Além da Clínica Geral e da Pediatria, o Programa Especialista Perto de Você disponibilizará médicos nas cinco especialidades de maior demanda na cidade em agenda aberta, sem a necessidade de marcar consulta: Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Neurologia/Neurocirurgia e Otorrinolaringologia.

“Estamos atentos às necessidades e às reivindicaçães da população. Por isso, humanizaremos e ampliaremos ainda mais a prestação de serviços. O Centro Policlínico foi escolhido pela densidade demográfica. É bastante movimentado. Vai beneficiar milhares de moradores, especialmente aqueles que trabalham ou estudam o dia todo, que agora poderão buscar um atendimento de Saúde ágil, eficiente e de qualidade mais perto de suas casas”, disse Pinheiro.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Jesus Adalberto Gutierrez, o objetivo é implantar o Terceiro Turno em seis unidades. “Já estamos estudando as próximas que receberão o projeto, que será instalado em pontos estratégicos da cidade, que tenham abrangência em todas as regiães. Esse é um novo conceito de atendimento em expansão. O médico especialista fica de plantão no local por um período de 12 horas ao invés de atuar com um número específico de consultas. A aceitação dos munícipes foi super positiva. Esperamos o mesmo resultado obtido na UBS Nair Spina Benedicts.”

Revitalização …− Para iniciar no Terceiro Turno da Secretaria de Saúde da Prefeitura, o Centro Policlínico Gentil Rstom foi revitalizado e ganhou uma série de adaptaçães. Dentre elas, um banheiro para pessoas com deficiência, as revisães completas das instalaçães elétricas e hidráulicas, nova pintura e comunicação visual. “Foram obras estruturais. O funcionamento de uma UBS de dia é de uma forma e no Terceiro Turno é de outra devido à agenda aberta”, explicou o coordenador médico do projeto, Roberto Rodrigues Junior.

Neste período noturno, cerca de 20 profissionais atuarão no local, entre médicos pediatras e clínicos gerais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmácia satélite, recepcionistas, segurança e limpeza. São quatro consultórios, centro cirúrgico para pequenos procedimentos, farmácia, salas de coleta/medicação/vacinação e de pesagem e posto de enfermagem, além de uma ambulância exclusiva para a transferência de pacientes graves.

Em parceria com a CardioWeb, serão disponibilizados exames de eletrocardiograma em uma sala específica da unidade. Desta forma, o procedimento de avaliação técnica ganhará agilidade e eficiência, já que o resultado sairá em até 30 minutos, com o laudo assinado pelo médico (CRM) efetuado à distância por meio do sistema de tele-eletrocardiografia.

Aprovação …− O morador do Bairro Nova Gerty Paulo Roberto da Silva aproveitou a noite de lançamento para levar o seu filho Renan Mamede da Silva no pediatra e aprovou o Terceiro Turno. “Achei uma iniciativa muito boa. Cheguei e já fomos logo atendidos. Não precisei me deslocar até ao pronto-socorro. Moro a 500 metros daqui. É pertinho de casa. Com certeza, a nossa família inteira vai aproveitar os serviços do Centro neste novo período.”

FONTE PMSCS