Tem como consultar CPF pelo nome?

consultar cpf pelo nome

Ter um nome limpo é sinônimo de ser um bom pagador e ser capaz de pagar todas as suas contas em dia. No entanto, se você está em dúvida se tem ou não alguma inadimplência e quer livrar das dívidas pode pesquisar como consultar CPF pelo nome.

Afinal, ao fazer esse tipo de consulta, de como consultar CPF pelo nome, é possível detectar se há alguma irregularidade no CPF e diminuir as chances de fraudes associadas ao seu nome. Conforme a Pesquisa Nacional de dívida e Inadimplência do consumidor, a dívida brasileira bateu um novo recorde em abril. 2022, que é de até 77,7%.

Preocupante, certo? Então, se você quer saber como consultar CPF pelo nome online com as maiores agências de proteção ao crédito do Brasil e organizar sua vida financeira, continue a leitura.

Como consultar CPF pelo nome: Para que serve o CPF?

Antes de saber se a consulta de CPF por nome é possível, é preciso primeiro entender o que é e para que serve o Cadastro de Pessoas Físicas ou CPF. O CPF é um registro gerido pela receita Federal do Brasil. Na prática trata-se de um número de 11 dígitos que é alterado apenas por ordem judicial.

Este registro é usado principalmente para identificar o contribuinte. Com ele, é possível obter diversas informações sobre a renda de uma pessoa pagamento de impostos e despesas. Eles são geralmente solicitados com a compra e usados ​​em alguns programas dedutíveis, como a nota Fiscal Paulista, nomeados de diferentes formas em outras cidades.

O CPF também é um documento muito importante na sua declaração de imposto de renda. Afinal, a receita Federal tem acesso a todos os seus registros financeiros por meio dele. Todos os cidadãos brasileiros podem se registrar na receita Federal e obter um número de CPF, independentemente da idade ou nacionalidade. Ou seja, quem não nasceu no Brasil, mas é cidadão brasileiro, também tem direito a se registrar.

Este documento nada mais é do que uma listagem de brasileiros mantida pela receita Federal. E isso é tão importante que, desde 2015, as crianças nascidas no Brasil já recebem os 11 números quando os pais registram seu nascimento nos cartórios. Eles seguem as pessoas ao longo de suas vidas, e os números mudam apenas por decisões judiciais.

Um dos principais usos do CPF é a declaração anual de imposto de renda. Mas também é importante passar nos exames estaduais e entrar em uma universidade. Além disso, usamos o CPF para diversos cadastros todos os dias sem o qual não é possível abrir conta em banco ou solicitar cartão de crédito.

É um documento mais usado do que o RG, certo? Por isso, é muito importante sempre verificar o cadastro e a condição financeira do CPF, sabendo como consultar CPF pelo nome.

Como consultar CPF pelo nome?

É muito importante verificar a situação financeira do CPF para saber se seu nome está limpo ou sujo no mercado. Ou seja, se o CPF é negativo ou não. Consultar o CPF pelo nome é algo que só pode ser feito diretamente pela receita Federal ou por empresas que tenham convênio com as agências de crédito.

Essa limitação da consulta, por sua vez, deve-se a medidas de segurança. Portanto, as informações que a empresa pode acessar são confidenciais. Ou seja, não transmite informações.

Além disso, esses dados só podem ser usados ​​para análise de crédito. Na prática isso acontece principalmente quando um consumidor solicita uma linha de crédito (como empréstimo, cartão de crédito ou financiamento). A partir do momento em que essa solicitação for feita, a empresa responsável pelo produto ou serviço avaliará o risco de crédito desse cliente consultando o CPF por nome.

Como consultar CPF pelo nome na Receita Federal?

Conforme mencionado acima, a consultar CPF pelo nome na receita Federal só é possível se você for o representante legal, judicial ou autorizado da pessoa consultada. Neste caso, você receberá o número do CPF. No entanto, é necessário comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal e levar os documentos que comprovem ser o representante.

Na internet, no site do Receita Federal, só é possível obter a situação cadastral do CPF gratuitamente. No entanto, também é necessário ter o número do documento e a data de nascimento do titular do CPF. Lembre-se que não é possível consultar CPF pelo nome e data de nascimento ou consultar CPF pelo nome da mãe. Só com o número em sua mão que você pode encontrar neste site.

Com esta pesquisa, você saberá o status dos documentos. São eles:

  • CPF Regular: Isso significa não haver problemas pendentes no cadastro do contribuinte.
  • CPF aguardando Ajuste ou Bloqueado: Significa que o contribuinte deixou de apresentar a declaração de imposto de Renda Obrigatória (IRPF).
  • CPF Suspenso: Cadastro de contribuinte inválido ou incompleto. Também pode acontecer com quem não verificou sua ausência nas eleições ou que tem pendências com a justiça eleitoral.
  • CPF cancelado: Isso pode acontecer em caso de clonagem de CPF, decisão judicial ou óbito.
  • CPF Inválido: O registro é inválido e o CPF foi revogado.

Conclusão sobre consultar CPF pelo nome

Os CPFs são documentos muito importantes, então você precisa ter muito cuidado com as pessoas com quem você os compartilha. Seu CPF junto com suas informações básicas podem trazer problemas. Por exemplo, créditos e compras em seu nome.

Por outro lado, você pode usar o CPF para se cadastrar em descontos e bônus como Nota Fiscal Paulista (ou outros da sua cidade). Esses programas reembolsam parte dos impostos pagos sobre os produtos. Além disso, é comum referir-se ao CPF pelo nome para quem deseja verificar se está com o nome limpo.

Ou seja, de acordo com o número de inscrição da pessoa na receita Federal, você pode saber se ela tem dívidas. E desta forma, se você é um bom ou mau pagador. Assim, é possível aprovar ou não financiar bens como um imóvel ou um carro em um banco por exemplo.

Agora que você já sabe consultar CPF pelo nome, usar esse conhecimento com responsabilidade e boa sorte!

 

 

Fonte: Serasa