Sylvia Crivella lança livro sobre desafio de criar os filhos

Sylvia Jane Crivella é casada com o senador e candidato ao Governo do Rio de Janeiro pelo PRB, Marcelo Crivella. Os dois estão juntos há mais de 20 anos e têm três filhos: Deborah Christine, Marcelo Filho e Rachel. A primeira filha casou-se em 2002 e deu um neto ao casal.

Avó “coruja” assumida, a autora deste livro usa toda sua experiência como mãe, educadora e do trabalho de apoio a famílias dentro da igreja para ensinar as premissas ideais a serem utilizadas na criação dos filhos. Além disso, mantém um blog, intitulado Um dia de cada vez, no qual é possível saber um pouco mais sobre sua vida pessoal …− por exemplo, o fato de que ela já foi missionária na África por dez anos. Agora, ela usa toda sua experiência para ajudar os pais que buscam providenciar uma educação digna e embasada nos princípios do cristianismo para seus filhos. Sylvia reforça que mais do que trazê-los ao mundo, providenciar abrigo e alimento, é preciso educá-los. Somente com instrução os filhos podem se tornar verdadeiros cidadãos de bem.

Dividido em três partes …− “o ensino”, “evitando a ira” e “famílias especiais” …− O desafio de criar filhos defende a importância do papel dos pais na formação do caráter: “Criar filhos no mundo moderno é realmente um desafio. Um grande abismo parece se formar no seio de muitos lares, e é preciso agir rapidamente para que a situação não se agrave. É tempo de resgatar a unidade da família”, afirma.

Medidas simples podem ser o melhor na educação, que deve começar nas crianças. “Ensinar pelo exemplo” é uma delas, apesar de parecer clichê. A autora explica a importância do “praticar” ao invés de “só falar”. “Essa foi uma das descobertas de Lev Vygotsky, um psicólogo russo que se propós a estudar o papel da imitação na formação educa¬cional da criança. Segundo ele, ao imitar alguém, a criança não está apenas copiando suas açães, sem propósito algum. Ela está, na verdade, aprendendo”.

Por fim, Sylvia adverte que, nessa busca por fazer o certo pelos filhos, muitas vezes os pais podem cometer alguns erros e tomar decisães que não são tão certas. Porém, eles devem manter o foco e compreender que o importante mesmo é que jamais desistam de procurar o melhor para quem geraram e tanto amam.

Fonte: Lilian Comunica / Sylvia Jane Crivella