Sintomas H3N2 – Novo vírus em circulação no país

Sintomas da H3N2

Descubra agora quais os sintomas H3N2

O vírus influenza introduziu uma nova cepa de subtipo A, chamada H3N2 que está atraindo atenção por conta dos surtos de gripe em todo o país, os sintomas da H3N2 são mais fortes e de maior duração

No último mês do ano de 2021 e no primeiro trimestre do ano de 2022, o foco foi voltado para este novo vírus.

A gripe chegou ao Brasil em dezembro de 2021, quando houve um crescimento excepcional de casos nos estados brasileiros. Próximo ao fim de 2021, o surto já havia se espalhado por todo o país, nos primeiros dias de 2022 houve esgotamento de vacinas e medicamentos.

O tipo A da influenza é classificado em dois subtipos, H1N1 e H3N2. O vírus é um dos principais responsáveis pela transmissão de resfriados e gripes, podendo ser confundido com outros vírus como o da Covid-19, devido aos sintomas.

Os sintomas da H₃N₂ costumam ser mais presentes e mais fortes, que se diferem da Covid-19 e um resfriado comum.

Nesse texto você vai entender quais são os sintomas da H3N2 e como podemos diferenciar eles de outros vírus.

A Influenza H3N2

Influenza A subtipo H3N2, conhecido como H3N2 é um subtipo de Influenza vírus, e um dos subtipos de vírus que causa a influenza (gripe).

A gripe H₃N₂ é uma doença altamente transmissível, o vírus pode ser coletado através do contato com o próximo, ou seja, em outras palavras, as formas de contágio se dá através de espirros, tosse, beijos e qualquer contato com a saliva ou a secreção nasal de quem está com o vírus da gripe naquele momento.

Compartilhar do mesmo copo, talher, guardanapo, ou qualquer outro meio em que duas pessoas dividam o mesmo objeto através da boca, ou nariz, está incluso como meio de transmissão, os sintomas da H3N2 podem aparecer a partir deste contato não recomendado.

As variantes do vírus ocorrem por mutações, essas diversas alterações ocorrem através de erros na hora da divisão celular. Simplificando, na hora do vírus se multiplicar, há chances de que ele não fique exatamente como era antes, o que gera diferença em sua estrutura genética.

Quanto mais pessoas contaminadas, mais chances do vírus se desenvolver. A prova disso, são os sintomas da H₃N₂, que por mais que sejam difíceis de diferenciar, são mais agressivos.

Sintomas H3N2

A H3N2 normalmente é mais intensa nas primeiras 48 horas e deve haver mais cuidado pois possui mais sintomas do que outros vírus como Covid-19 e H1N1

Fique atento para H3N2 se sentir algum dos sintomas abaixo:

  • Febre alta
  • Dores de cabeça
  • Dores de garganta
  • Espirro
  • Tosse
  • Coriza
  • Calafrios
  • Cansaço excessivo
  • Vômito
  • Diarreia

Os sintomas da H₃N₂, costumam durar de 3 a 7 dias. Dependendo da gravidade, podem durar mais tempo.

Por mais semelhantes que sejam, a diferença entre a H3N2 H1N1 e a Covid-19 são as alterações dos sintomas. Em casos de H1N1, há ocorrências de dores no ouvido, já a Covid-19, tosse seca, cansaço e falta de paladar e olfato são sintomas evidentes.

Como prevenir a H₃N₂?

A prevenção da H₃N₂ segue o mesmo padrão da Covid-19, higienize suas mãos, mantenha o distanciamento, evite ambientes de aglomeração e fechados, não compartilhe objetos pessoais e tomar a vacina conforme o calendário do governo. Evite os sintomas da H₃N₂.

Vacina da gripe

A vacina da gripe é a forma mais eficaz de para prevenir as infecções causadas pelas cepas da Influenza subtipo A (H1N1 e H3N2).

Há duas vacinas disponíveis: a trivalente, que protege contra 3 tipos de vírus e a quadrivalente (também chamada de tetravalente), que fornece proteção contra 4 tipos e está disponível nos serviços privados de vacinação.

Para combater os sintomas da H3N2, além das medidas de cuidado, a vacina se torna essencial para evitar e diminuir o contágio. Lembrando, caso você esteja com o vírus, cumpra seu isolamento e aguarde eliminar os sintomas para se vacinar.

Como tratar a H3N2?

O tratamento pode variar de caso para caso, em todo caso, é importante passar por um médico para caso de uso de antivirais e antibióticos, o uso de remédios que diminua os sintomas é o mais recomendado. Cumpra o isolamento em caso de positivo para H₃N₂, fique atento para os sintomas da H3N2.

Vacine-se.