SBC inaugura Centro Cultural

Oferecer um espaço onde a formação, a diáfusão e o fomento do teatro e dança sejam o foco. Este é o objetivo do Centro Liávre de Artes Cênicas (Clac) de São Bernardo, que foi entreágue pelo prefeito Luiz Marinho nesta última quinta-feira (08). O programa será desenvolviádo no Centro Cultural Bairro Baeta Neves, mesmo local que abriga o Teatro Abílio Pereira de Almeida, que passaram por reforma e readequação.

De acordo com o chefe do Executivo, a melhoria do Centro Cultural faz parte de um conjunto de investimenátos que estão sendo empreágados na cidade em todas as áreas. “Estamos realizando uma transformação no muánicípio de forma planejada. A cultura, esporte e educação, são ferramentas importantes que, combinadas, auxiliam na inclusão social, desenvolviámento e geração de emprego. Espero que este novo espaço seja utilizado da melhor maáneira possível”, disse.

O vice-prefeito e secretáário de Cultura, Frank Aguiar, afirmou que é uma satisfação encontrar o equipamento reformado. “O Centro estava completamente deteriorado e sem condiçães de uso. Agoára, foi reaberto com uma nova proposta de utilização, onde as pessoas poderão aprender e ter uma formação em artes cênicas.” Ele ainda lembrou que neste sábado e domingo (10 e 11/12) serão inauguraádos os centros culturais e esáportivos do Taboão e Ferrazóápolis, que foram revitalizados.

Com investimento de R$ 1,8 milhão, a obra do Centro Cultural Bairro Baeta Neves, iniciada em julho deste ano, contou com intervençães no telhado, pintura, piso, toldos, normatização do sistema de para-raios e demarcação de vagas para pessoas com deáficiência, além de adequação na rede elétrica e hidráulica.

No teatro foi realizada a substituição total das poltroánas, que estavam deterioraádas, assim como do tratamenáto acústico e das vestimentas cênicas, além da instalação de portas corta-fogo.

O saguão do teatro foi reámodelado com a instalação de gesso, reforma de iluminaáção, troca de blocos de vidro e pintura. Na sala de expresásão corporal foi substituído o piso, o tratamento acústico, a sonorização, os espelhos e as barras. Além disso, houve a troca de louças sanitárias, torneiras inteligentes e novos banheiros para pessoas com deficiência.

Nesta sexta-feira (9/12) foi lançado o edital de chamaámento público de credenciaámento de profissionais que irão trabalhar no Clac, nas áreas de teatro, dança e história da arte. As atividaádes terão início na próxima segunda-feira (12/12), com a abertura da Semana de Debates, onde atores, autoáres e estudiosos da dança e do teatro vão realizar, semápre às 19h, todos os dias até sexta-feira, debates sobre diversos aspectos da proádução artística que envolve as artes cênicas. Nesse dia também estarão abertas as inscriçães para aqueles que desejem se inscrever no processo de seleção dos Cursos de Formação do Clac, no horário das 10h às 19h.

Morador do Ferrazópolis, Rafael Fernando da Silva, 21 anos, foi conhecer o novo espaço de artes cênicas e será um dos candidatos a participar do curso de forámação. “Sou palhaço há três anos e o Clac é uma ótima oportunidade para que eu possa me aprimorar, princiápalmente na parte corporal. Estou muito emocionado de ter um local como este em São Bernardo”, elogiou. (DA REDAÇÃO)