São Caetano grafita bocas de lobo para conscientizar contra enchentes

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul, em parceria com a Coordenadoria Municipal da Juventude …− Estação Jovem e a Secretaria Municipal de Cultura, iniciou a segunda etapa da campanha “Boca de Lobo não come lixo!” com a ação “Arte Deságua nas Ruas”, que consiste numa exposição a céu aberto, onde 25 pontos de bocas de lobo estão sendo grafitados nos lugares de maior movimentação com o objetivo de conscientizar as pessoas contra enchentes.

Segundo o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, que esteve acompanhando os trabalhos dos artistas na última sexta-feira (1/11), a iniciativa visa, primordialmente, propor uma reflexão sobre as causas e os problemas decorrentes das enchentes, além de incentivar os artistas locais e dar mais vida ao espaço urbano. “Queremos que toda a comunidade reflita sobre a sua participação na campanha, ajudando a evitar o descarte irregular de lixo e, consequentemente, o entupimento dos bueiros”, disse.

Lixo nas ruas é um dos principais causadores de enchentes. Os detritos jogados fora de horário de coleta e/ou de forma irregular são carregados pelas fortes chuvas até as galerias pluviais, obstruindo o escoamento da água. Um dos fatos mais preocupantes detectado pela Seção de Drenagem Urbana da Divisão Técnica do DAE/SCS é que 90% dos alagamentos pontuais são causados por entupimentos das bocas de lobo.

De acordo com o diretor geral da autarquia, Welington Kalil, a proposta é dar visibilidade às bocas de lobo, com uma linguagem descontraída, de modo que os munícipes entendam a sua importância urbana. “Sua função é fundamental para evitar inundaçães nas vias. Seu caminho precisa estar totalmente desobstruído. Por mais que as enchentes sejam fenómenos naturais provocados por chuvas intensas, elas podem ser evitadas ou minimizadas. O lixo despejado incorretamente nas ruas, nos terrenos baldios, nas margens dos córregos e rios é um dos grandes vilães”, afirmou.

A ação “Arte Deságua nas Ruas”, que estará presente nos 15 bairros da cidade, começou no último dia 25 de outubro e segue até o próximo dia 18 de novembro.

A campanha …− A campanha de conscientização de São Caetano “Boca de Lobo não come lixo!” foi iniciada no mês de outubro e conta com uma série de açães de comunicação para disseminar a mensagem, como outdoors públicos, faixas nos bairros com maior incidência, busdoors em linhas de ónibus municipais e intermunicipais, banners no canteiro central da Avenida Goiás, além de material educativo, como folders, vídeo, hotsite e redes sociais. Todos os veículos da frota também foram adesivados.

Como a população pode colaborar?

Não jogando lixo nas ruas, nos terrenos baldios, nas margens dos córregos e rios; Acondicionando o lixo em sacos bem amarrados. Assim, também evitando insetos, ratos e doenças; Colocando o lixo para fora de casa próximo ao horário da coleta; Colaborando com a coleta seletiva. Assim, diminuindo a quantidade de lixo; Não deixando materiais de construção em terrenos sem proteção ou nas calçadas, de forma a evitar que parte deles seja arrastada pelas chuvas.