São Bernardo tem grupos e formato de Divisão Especial

A Divisão Especial de São Bernardo, o campeonato de futebol amador mais importante da cidade, começa apenas em março, mas desde o primeiro dia de dezembro os times já conhecem os grupos e o formato do torneio.

Em comparação com 2015, não haverá grandes mudanças no regulamento. “A única novidade é que jogadores profissionais que não estiverem com contrato ativo, não serão obrigados a fazer a reversão para o amador”, explicou o diretor da Liga de São Bernardo, Claudinei Alves. As 22 equipes participantes ficaram divididas em duas chaves e se enfrentam dentro dos próprios grupos na primeira fase, em turno único. Os quatro primeiros dos dois lados avançam à etapa seguinte. O grupo A tem como destaques o Corinthians e Vila Vivaldi, enquanto o B é formado por DER, Nacional de Vila Vivaldi e Unidos do Morro.

Além dos favoritos de sempre, o campeonato de 2016 marcará as estreias na Especial de Jurubeba, que vem de três acessos consecutivos, Vila Ferreira e o Silvina. “Os grupos estão equilibrados. Não dá para saber como vêm os times tradicionais, acaba virando uma incógnita”, opinou Alves.

Primeira Divisão A Primeira Divisão, que é equivalente à segundona, também terá 22 postulantes ao título e divisão em duas chaves. O Batistini encabeça o grupo A e o Palmeirinha, a B. Assim como na Especial, as equipes jogam entre si dentro das chaves e as quatro primeiras de cada lado seguem na disputa do título.