Sala do Empreendedor contará com plantão fixo

A parceria exitosa firmada entre a Sala do Empreendedor e o SEBRAE-SP …− Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas …− São Paulo …− Regional Grande ABC trará uma novidade em 2016 para os munícipes que utilizam os serviços oferecidos no espaço instalado na Prefeitura de Santo André. A partir de hoje(19), um consultor técnico do SEBRAE-SP estará presente no espaço com atendimento individual ou coletivo aos empreendedores que tenham o interesse em aperfeiçoar os seus negócios. Este plus em nada interferirá na presença da Unidade Móvel que funciona duas vezes por mês no estacionamento do Paço, que continuará prestando os serviços normalmente.

“Como reforço em nossas atividades, intensificaremos a partir deste mês as capacitaçães em gestão aos empreendedores que procurarem a Sala do Empreendedor para formalizar seus empreendimentos. Além das informaçães, os participantes serão encaminhados para palestras e oficinas onde receberão toda a orientação necessária para administrarem seus empreendimentos de forma a torná-los mais produtivos e competitivos”, destacou a secretária de Desenvolvimento Económico, Ciência e Tecnologia, Oswana Fameli.

Já para o gerente regional do Sebrae Grande ABC, Arthur Achóa “a sala do Empreendedor é um espaço importante para os pequenos negócios”.

Com este reforço, a equipe técnica da Sala do Empreendedor também deverá colocar em prática o projeto de fortalecimento dos MEIs (Micro-empreendedor Individual) oferecendo a estes empreendedores um melhor atendimento com a disponibilização de, em um único espaço, terem as informaçães necessárias, além do apoio na formalização e capacitação em gestão de modo que possam se formalizar e melhor gerir seus empreendimentos. Além disso, o SEBRAE-SP se somará ao atendimento já prestado às sextas-feiras pelo SESCON-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informaçães e Pesquisas no Estado de São Paulo), com outros serviços.

NÚMEROS …− Balanço concluído pela Sala do Empreendedor entre os meses de janeiro a dezembro do ano passado aponta que a equipe realizou 9.581 atendimentos, que resultaram na abertura de 2.469 novas empresas, o que representa mais de 50% das aberturas de empresas realizadas no município. O que significa que a cada ano, o espaço destinado especialmente ao empreendedor vem cumprindo sua missão no processo de formalização. Entre os maiores números de empresas abertas estão os MEIs, com 1.721 , e, os autónomos com outras 649. Já o SESCON-SP realizou 171 atendimentos, sendo 120 aberturas, 35 alteraçães, além de 16 encerramentos. Entre os principais serviços realizados pela Sala estão: abertura, alteração e encerramento de CMC (Cadastro Mobiliário do Contribuinte) o que inclui autónomo; pessoa física estabelecida; MEI (Micro-empreendedor Individual); EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada); MPE (Micro e Pequena Empresa); emissão de alvará; emissão de certidães; orientação de regularização fiscal e tributária; cadastramento e orientação para micro e pequenas empresas interessadas em participarem das compras governamentais; e, informação, orientação e encaminhamentos para organizaçães parceiras.

A Sala do Empreendedor está instalada no piso térreo 1 do Paço Municipal, na Praça IV Centenário, s/nº, centro, (ao lado do Banco do Povo Paulista). O horário de atendimento do espaço é das 8h às 17h. Atua em parceria de entidades como ACISA, CIESP, SEBRAE-SP, SEMASA e SESCON-SP.