Saiba mais sobre o Colégio Militar em SP

colégio militar em sp

Você sabe o que é um colégio militar? Durante as eleições de 2018, uma das propostas para a educação defendidas pelo atual presidente da república Jair Bolsonaro, foi a militarização das escolas. Segundo ele, a implantação de escolas militares em todo o país reduziria a violência escolar e garantiria o melhor desempenho dos alunos nesses ambientes.

O que é um colégio militar em SP?

Podemos definir o colégio militar em SP como uma escola pública de educação básica (ensino fundamental e médio) onde comandam e administram soldados do exército Brasileiro, polícia Militar, Corpo de Bombeiros e demais órgãos de segurança pública.

Como o próprio nome indica, a principal característica desses colégios é que são regidos pelo sistema educacional do exército além da legislação das escolas públicas brasileiras, a LDBEN. É sempre um dos melhores resultados do Brasil em indicadores e provas, como o Enem e o Ideb, indicador que avalia a qualidade do ensino público no Brasil.

No Brasil, essa categoria de ensino está incluída no Art. 83 da lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, também conhecida como lei de Diretrizes e Fundamentos da educação.

Como funciona um colégio militar em SP?

Os colégios militares têm diferentes ofertas de ensino com base no aprendizado proativo e no aprendizado baseado em aptidões. Ou seja, incentivam a resolução de problemas e a mistura de disciplinas para ensinar aos jovens competências além das básicas essenciais para se sair bem em vestibulares, entre outros.

De acordo com o Exército Brasileiro (EB), os objetivos são:

“Guiar os alunos a descobrir seu próprio potencial, seu desenvolvimento, sua qualificação para o trabalho e prepará-los para a vida como cidadãos, educados de acordo com os valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro.”

Para isso, um colégio militar em SP geralmente conta com uma estrutura bastante completa:

  • Bibliotecas e laboratórios de Física, Química, Biologia e Informática;
  • Aulas de inglês e espanhol;
  • Clubes e grêmios;
  • Programas de leitura;
  • Educação artística, com bandas, corais, grupos folclóricos, teatro, capoeira, poesia, dança, ginástica rítmica e esportiva;
  • Iniciação esportiva, com participação em competições com outros colégios militares e com escolas civis;
  • Participação em atividades comunitárias e beneficentes, como campanhas de arrecadação de agasalho ou alimentos;
  • Viagens e intercâmbios pelo Brasil.

Segundo o EB, cerca de 15 mil alunos estudam em colégios militares em todo o Brasil. Aceita alunos do 6.º ano do ensino fundamental ao 3.º ano do ensino médio, por isso que a faixa etária dos alunos varia dos 10 aos 17 anos.

Além do colégio militar controlado diretamente pelo Exército Brasileiro, há também escolas de outros grupos, como bombeiros militares e escolas preparatórias localizadas em outras cidades.

Sendo uma instalação militar, algumas práticas são muito semelhantes aos quartéis. Disciplina e respeito à hierarquia são algumas das características que orientam os alunos. Além disso, a maior parte do sucesso dessas instituições baseia-se no sistema estabelecido de recompensa por desempenho na educação. Um exemplo disso é a divisão hierárquica que cada aluno recebe. Em outras palavras, quanto maior a nota do aluno maior a nota hierárquica.

Como ingressar em um colégio militar em SP?

A entrada nesta instituição é por concurso ou apoio regulatório para quem depende dos militares e cuja vida é afetada de uma forma ou de outra pela carreira dos responsáveis.

Quanto ao processo seletivo, as vagas são oferecidas para ambos os sexos e não é exigido nenhum parentesco militar. O concurso permite que os candidatos aprovados entrem no 6.º ano do ensino fundamental ou no 1.º ano do ensino médio.

Os testes do colégio militar são realizados anualmente e existem alguns requisitos básicos que devem ser atendidos para a admissão nesta instituição de ensino, como:

  • Ser brasileiro nato;
  • Não ter sido expulso por questão disciplinar;
  • Possuir documento de identificação atualizado;
  • Possuir documento do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Como é a prova de um colégio militar em SP?

O concurso é realizado anualmente no mesmo dia em todas os colégios militares. Consiste nas seguintes etapas:

  • Exame intelectual.
  • Check-up médico e odontológico.
  • Confirmação dos pré-requisitos biográficos do requerente.

Esses testes são de natureza evasiva. Em outras palavras, quem fizer melhor avançará passo a passo. Primeiro, o exame intelectual, na verdade, é um “teste competitivo” e também um exame de qualificação. Ou seja, quem atingir a pontuação mais alta tem a prioridade mais alta.

Qual a idade para entrar no colégio militar em SP?

As vagas estão sempre abertas na 6.ª série do ensino fundamental e na 1.ª série do ensino médio. Além de saber como fazer a matrícula em uma escola militar, é necessário também saber a faixa etária.

Para o ensino fundamental:

  • Completar 10 anos até o final do ano de inscrição.
  • Ter pelo menos 13 anos no início do ano de matrícula.

Para o ensino médio:

  • Menores de 18 anos no começo do ano letivo.
  • Ter 14 anos até o final do ano de matrícula.

Onde fica o colégio militar em SP?

O Colégio Militar em SP foi criado pela Portaria do Comandante do Exército nº 1.694, de 8 de outubro de 2018. O dia 29 de agosto de 2019 marca a ativação do seu Núcleo, quando o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, unidade tradicional na formação de Oficiais Combatentes Temporários do Exército Brasileiro, recebeu os primeiros militares para integrar a Divisão de Ensino e o Corpo de Alunos do CMSP. Nascia, nessa data, o 14.º integrante do Sistema Colégio Militar do Brasil.

No dia 3 de fevereiro de 2020, com a presença singular do Senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro, e os Comandantes das 3 Forças, foi realizado o lançamento da Pedra Fundamental no local de construção das futuras instalações do colégio militar em SP. Na mesma data, neste Solar dos Andradas, o Senhor Presidente da República presidiu a cerimônia de incorporação da 1.ª turma, com a participação de autoridades civis e militares e uma representação de 61 alunos dos Colégios Militares do Rio de Janeiro e Curitiba.

Atualmente, o Colégio conta com 280 alunos dos 6º, 7.º e 8.º anos e 45 profissionais de ensino, além de 2 militares da Marinha do Brasil, 2 militares da Força Aérea Brasileira e 2 militares da Polícia Militar do Estado de São Paulo que integram o Corpo de Alunos, contribuindo para a formação dos alunos sob os valores, costumes e tradições da Força Terrestre.

O Colégio Militar em SP está localizado no endereço Rua Alfredo Pujol, 681 – Santana – São Paulo/SP.

 

Acesse https://jornalhojelivre.com.br e veja mais assuntos!

 

Fontes:

https://militares.estrategia.com/portal/escolas-militares/exercito/colegios-militares/colegio-militar-como-funciona/#:~:text=Por%20se%20tratar%20de%20uma,de%20meritocracia%20institu%C3%ADdo%20no%20ensino.

http://www.cmsp.eb.mil.br/index.php?option=com_content&view=article&id=406&Itemid=301