Romney vence 1ª prévia eleitoral

O pré-candidato Mitt Románey foi o vencedor da priámeira prévia eleitoral do Partido Republicano, que foi realizada nesta terça-feira (3), no estado de Iowa, segundo dados oficiais da apuração. As votaçães foáram consideradas as mais apertadas de todos os temápos, com apenas oito votos de diferença entre Romney e o segundo colocado, Rick Santorum.

Já apontado como favorito para concorrer com o atual presidente, Barack Obama, nas eleiçães de 6 de novemábro, Romney, que é ex-goávernador do estado de Masásachusetts, saiu na frente dos outros seis candidatos que disputam a chance de concorrer à Presidência.

De perfil conservador e com Forte apelo religioso, Rick Santorum é apontado pela mídia americana como “azaárão” na corrida para para concorrer com Obama nas eleiçães de 6 de novembro.

O ex-governador de Masásachusets obteve 30.015 votos, contra 30.007 para o advogado e ex-senador da Pensilvânia. O terceiro luágar está confirmado para o congressista Ron Paul, que alcançou 21,5% dos votos.

“Vamos mudar a Casa Branáca e colocar os Estados Uniádos novamente no bom caminho”, disse Romney ao cumprimentar seus adversáários republicanos.

O pré-candidato Rick Perry, quinto colocado, surpreenádeu ao dizer que voltará para o Texas para “avaliar” se há um caminho para ele continuar na campanha presidencial. Sexta colocada na primeira prévia, Michele Bachmann mostoru otimismo e disse que “há muitos capítulos mais a serem escritos em nosso caáminho para a nomeação”.

“Haverá um grande debate no Partido Republicano antes de estarmos preparados para ter um grande debate com Barack Obama”, destacou o pré-candidato Newt Gingriách, durante a contagem dos votos.

Pesquisas de boca-de-urna divulgadas pela rede de TV CNN indicavam empate entre os pré-candidatos Mitt Románey e Ron Paul, pouco depois do início das apuraçães.