Resultado de ginástica depende de genes

Sessães semanais de exercíácios intensos, com duração de apenas alguns minutos cada uma, seriam suficientes para que você obtenha muiátos dos benefícios obtidos com horas de ginástica conávencional, segundo concluáíram estudos recentes. Mas esses efeitos benéficos sobre a sua saúde e forma física são condicionais à sua confiáguração genética, ou seja, os especialistas dizem que apeánas indivíduos com determiánados genes conseguem se beneficiar do programa.

Quando li pela primeira vez estudos que diziam que eu poderia melhorar minha foráma física de maneira signifiácativa e mensurável fazendo apenas três minutos de exerácícios intensos por semana, fiquei incrédulo. Mas essa alegação aparentemente absurda tem como base muiátos anos de pesquisas feitas em vários países, incluindo a Grã-Bretanha. Resolvi testar a teoria.

O especialista que me acomápanhou durante o experiámento é Jamie Timmons, professor de Biologia do Enávelhecimento na Birmingham University, em Birmingham, na Inglaterra. O programa de exercícios chama-se High Inátensity Training (Treinamento de Alta Intensidade ou HIT, na sigla em inglês).

Timmons me assegurou de que fazendo apenas três miánutos de HIT por semana duárante quatro semanas conseácutivas eu notaria mudanças sensíveis em vários indicadoáres da minha saúde.

O primeiro indicador …− e o que mais me interessava …− era a miánha sensibilidade à insulina. A insulina remove o açúcar do sangue e controla a gorádura no organismo. Quando ela deixa de produzir efeito, você fica diabético. Meu pai era diabético e morreu por complicaçães decorrentes da doença. Timmons foi enfático. Segundo ele, pesquisas feitas por vários centros mostram que três minutos de HIT por semana produzem uma meálhoria de em média 24% na sensibilidade da pessoa à inásulina.

De acordo com o especialista, a segunda melhoria que eu provavelmente notaria seria um aumento na minha resisátência aeróbica …− medida da capacidade dos pulmães e do coração de bombear oxiágênio pelo seu corpo. A resisátência aeróbica é considerada um excelente indicador da saúde futura de uma pessoa, embora os especialistas não saibam explicar por que. “O que se sabe é que trata-se de um indicador muito poderoáso da sua saúde futura”, disse Timmons. Então, se eu conseáguisse melhorar minha senásibilidade à insulina e minha resistência aeróbica, minha saúde de maneira geral ficaria melhor.