Qual é a origem do dia das mães?

origem do dia das mães

O Dia das Mães é uma data comemorada em várias partes do mundo, e tem como principal objetivo celebrar o amor e o carinho para todas as mães. Mas há uma curiosidade muito peculiar em saber qual a origem do Dia das Mães. No Brasil, essa data é celebrada no segundo domingo do mês de maio, e é muito comum que as pessoas ofereçam presentes para as mães, junto com mensagens de amor.  Além disso, no Brasil, essa data foi celebrada pela primeira vez na década de 1910, mas só foi oficializada como data comemorativa em 1932, por Getúlio Vargas.

É importante destacar que a origem do Dia das Mães pode se dividir em diferentes etapas, que variam com o passar do tempo.

Origem do Dia das Mães: Quando começou?

A origem do Dia das Mães é algo que começou na Roma e Grécia antiga, mais especificamente nas festas de primavera. Nesses eventos, havia os cultos de adoração às divindades que representavam as mães, como a Deusa Reia, mãe dos deuses, ou Cibele, a Deusa mãe romana, que é conhecida também por Magna Mater.

Com o passar dos anos, e com a origem do Dia das Mães, essa celebração foi crescendo e ganhando posição de destaque nas datas comemorativas, sendo comemorada em quase todas as partes do mundo, e em diferentes épocas.

No século XVII, temos mais uma marca da origem do Dia das Mães: surge na Inglaterra o chamado Mothering Day, como uma forma de motivar os eventos em para homenagear as mães. Lá, a data é celebrada no quarto domingo da Quaresma. E, desde então, os trabalhadores têm esse dia de folga com o objetivo de permitir que eles visitem suas mães.

Já no início do século XX, a data como conhecemos atualmente se populariza nos Estados Unidos. A celebração para comemorar o Dia das Mães ganhou mais visibilidade por meio dos esforços de Anna Jarvis (1864-1948), uma jovem norte-americana que perdeu sua mãe, a ativista Ann Maria Reeves Jarvis, em 1905.

No entanto, pensando na origem do Dia das Mães, a ideia de Anna Jarvis não era algo inédito nos Estados Unidos, já que no século XIX, já haviam tido iniciativas para criar uma data do tipo. Um caso muito conhecido é o de Julia Ward Howe, uma ativista e poetiza que propôs a criação do Mothers Day for Peace (Dia das Mães pela Paz), como uma forma de homenagear não apenas a maternidade, mas também a paz e a feminilidade.

A proposta de Julia determinava que o Dia das Mães pela Paz fosse comemorado dia 2 de junho. No entanto, essa ideia não se popularizou e acabou esquecida. O que não aconteceu com a proposta de Anna Jarvis, já que em 1908, a primeira celebração oficial do Dia das Mães foi realizada em Grafton, na Virgínia Ocidental.

Ela já havia feito um trabalho no sentido de valorizar as mulheres que são mães, e havia fundado o Mothers Day Work Clubs, em 1858, fazendo campanhas em prol das mães trabalhadoras e contra a mortalidade infantil. Assim, seguindo os passos de sua mãe, sua filha Anna também se torna uma ativista.

Com a morte de Ann e a grande tristeza que isso lhe causa, Anna inicia uma campanha nos EUA, com a ajuda e apoio de suas amigas, com o objetivo de demonstrar a importância da figura materna na sociedade. Portanto, ela deu continuidade ao trabalho da mãe e, depois anos após a morte de sua mãe, fez com que fosse reservado um dia especialmente para comemorar às mães. E obteve sucesso ao tornar que este dia fosse um feriado reconhecido.

Em 1914, mais precisamente no dia 9 de maio de 1914, a data foi oficializada nos Estados Unidos, pelo então presidente Woodrow Wilson, e se popularizou no mundo, e é celebrada com muitos presentes, surpresas e reuniões familiares. No entanto, Anna ficou muito triste ao notar que o evento se tornou algo comercial, já que foi desvirtuado de seu principal objetivo: reunir mães e filhos para celebrar a presença materna.

Uma curiosidade é que, no dia anterior, o presidente Wilson proclamou que no dia 9, os edifícios públicos deveriam ser decorados com bandeiras. Algo que se estende todos os anos, até hoje.

Por isso, com a crescente difusão e comercialização do Dia das Mães, Anna Jarvis acabou se afastando do movimento, lamentou os rumos que sua criação tomou e lutou para que esse feriado fosse abolido.

Origem do Dia das Mães: Quando a data chegou ao Brasil?

Bem como nos Estados Unidos, Itália e Japão, o Brasil comemora o Dia das Mães no segundo domingo de maio. Essa data foi implementada no governo de Getúlio Vargas em 1932, ainda que ela já fosse comemorada desde 1918, por uma iniciativa da Associação Cristã de Moços, de Porto Alegre.

Mais tarde, no ano de 1947, o Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara, determinou que o Dia das Mães também fizesse parte do calendário oficial da Igreja Católica.

No mais, aqui no Brasil, a data é muito popular e extremamente comemorada de diferentes maneiras, como eventos especiais e atividades escolares, por exemplo.

Origem do Dia das Mães: a importância econômica da data

No Brasil e nos Estados Unidos, o Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio, perdendo apenas para o Natal. A National Retail Federation (Federação Nacional de Varejo norte-americana), estima que os gastos para o Dia das Mães ultrapassam $18,6 bilhões ($152 por pessoa) nos Estados Unidos.

Origem do Dia das Mães: as diferentes datas ao redor do mundo

Como é possível notar, o Brasil seguiu a tradição norte-americana e determinou que o Dia das Mães seja realizado no segundo domingo de maio. No entanto, toda essa comemoração não é feita nessa data em todos os países do mundo. Os argentinos, por exemplo, comemoram esse dia no terceiro domingo de outubro. Já em Portugal e na Espanha, o Dia das Mães é comemorado no primeiro domingo de maio.

Dessa forma, há muitas curiosidades acerca da origem do Dia das Mães, e vê-se que cada país comemora o Dia das Mães na data que melhor se encaixa. No entanto, independentemente de quando, o mais importante é sempre prestar homenagem a essa figura tão importante na vida de qualquer pessoa.

Acesse https://jornalhojelivre.com.br e veja mais assuntos!

 

Fontes:

https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-das-maes.htm

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-das-maes.htm