Prefeitura soluciona problemas e atendimentos da Ouvidoria caem 27%

Os atendimentos formalizados na Ouvidoria Municipal de São Caetano do Sul em 2015 retrocederam 27% com relação a 2014. É o que mostra o balanço anual do setor, divulgado nesta semana. A queda é justificada pela solução dos problemas pela Prefeitura, especialmente os referentes à Saúde e aos Serviços Urbanos.

“O gestor que ouve o seu povo erra menos. Por isso nosso governo incentiva a participação popular. Queremos que os moradores nos ajudem a identificar as falhas para resolvê-las. E o relatório da Ouvidoria mostra que estamos conseguindo”, ressalta o prefeito Paulo Pinheiro.

O total de demandas caiu de 1.371 em 2014 para 1.000 em 2015. O setor que mais concentrou reclamaçães e sugestães foi a Saúde, cujos formulários recuaram de 153 para 124. O resultado pode ser explicado pelas açães pioneiras implantadas na área, como os Programas Fila Zero e Terceiro Turno.

A queda mais acentuada proporcionalmente foi sobre os Serviços Urbanos, que passou de 65 para 38 atendimentos na Ouvidoria. Destaques na área são os Programas Asfalto Novo, Verde em Dia e Ilumina São Caetano, que contribuem significativamente para a boa conservação da cidade.

O ouvidor municipal, José Quesada Farina, atribui a queda geral dos atendimentos à eficiência das açães da Prefeitura em diversos setores. “Recursos foram aplicados em açães que se configuram em respostas céleres aos anseios da população. Há, por exemplo, capacitaçães contínuas de funcionários, que contribuem para a melhora dos serviços”, pontuou.

Atuação …− A Ouvidoria Municipal de São Caetano é em canal direto de comunicação entre os cidadãos e a Prefeitura. Atua na mediação de conflitos entre o público (interno e externo) e a administração.

A análise dos dados recebidos tem a finalidade de contribuir para o aprimoramento constante da qualidade e transparência da prestação dos serviços públicos e na melhora das relaçães entre o governo e a sociedade. Quaisquer reclamaçães sobre atitudes, procedimentos, cobranças, queixas ou irregularidades promovidas por órgãos da administração direta do município são recebidas pela Ouvidoria, que efetua o levantamento a respeito das manifestaçães realizadas junto aos setores envolvidos, monitorando cada um dos processos para que o munícipe seja informado e atendido com rapidez.

Para reclamaçães, sugestães, elogios e denúncias, o morador deve comparecer à sede da Ouvidoria (Avenida Goiás, 600, 5º andar), ou entrar em contato pelo e-mail ou pelos