Prefeito participa de reunião com ministro Mangabeira no Consórcio

O prefeito de São Bernardo participou na manhã desta segunda-feira (3) de reunião no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em Santo André, que contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, durante a assembleia mensal dos prefeitos. Mangabeira elogiou a organização da instituição, que serve como modelo para outras agências que estão sendo estudadas pelo governo federal.

De acordo com o ministro, durante o encontro foi discutido o papel que a região, e o Consórcio, têm na construção de nova estratégia de desenvolvimento nacional. “O Brasil constrói novo modelo de desenvolvimento, baseado no fortalecimento de capacitaçães educacionais e oportunidades produtivas. Um produtivismo includente e capacitador, com cooperação federativa horizontal entre Estados e municípios das grandes regiães do País, que é um instrumento poderoso para construção dessa estratégia.”

Dentro deste modelo, Mangabeira aponta que o Consórcio é um dos maiores exemplos do País de construção federativa em prol da nova estratégia de desenvolvimento. Durante o encontro foram debatidas três agendas: a primeira, produtivista, dentro do empreendedorismo de vanguarda da região, dentro e fora do complexo industrial de defesa; a segunda, capacitadora, a qual aponta a educação dentro no novo modelo de ensino técnico que priorize a capacitação genérica exigida pelas tecnologias contemporâneas; a terceira, de gestão, com modelo que permita o experimentalismo na provisão de serviços públicos e construção de produção por meio de parceria com a iniciativa privada.

O primeiro contato entre a área técnica da Secretaria de Assuntos Estratégicos e o Consórcio Intermunicipal ocorreu no dia 22, quando representantes da instituição e da Agência de Desenvolvimento Económico do Grande ABC estiveram em Brasília para apresentar experiências de sucesso, estrutura e projetos. A ideia da Secretaria é criar modelos de agências regionais como estratégia de desenvolvimento nacional.

O encontro mensal de prefeitos contou ainda com apresentação, pelo Comitê de Programa Resíduos Sólidos, da proposta de elaboração do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, uma das açães prioritárias do Plano Plurianual (PPA) Regional Participativo 2014-2017. A reunião tratou também de negociação com o governo estadual para descentralização da entrega de medicamentos na região, além de discussão sobre a versão estadual do Programa de Atenção Básica (Pabinho), com previsão de transferência de recursos aos municípios.

FONTE PMSBC