Praticar exercícios físicos é importante para manter a saúde do corpo, conservar o peso em dia e garantir mais vigor na realização das tarefas diárias. E uma das modalidades esportivas que têm atraído muitos adeptos …− principalmente as mulheres que buscam um corpo definido, porém, sem necessitar recorrer à musculação …− é o pilates.
O que tornou a atividade numa das mais queridinhas do momento entre pessoas comuns e celebridades como Ísis Valverde, Angélica e Carolina Dieckman são os inúmeros benefícios que a prática proporciona ao corpo, dentre os quais: melhora na postura, articulaçães mais saudáveis, controle do estresse, redução da flacidez, aumento da flexibilidade e perda de peso gradativamente.
Embora o pilates não seja uma modalidade que sobrecarrega a coluna, a prática dos exercícios de forma inadequada pode ter efeito inverso e acarretar em problemas de dores nas costas. “Uma postura mantida de forma correta durante a prática de qualquer tipo de atividade física contribui para que não ocorram lesães ou machucados na coluna”, explica o Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna …− ABRC e sócio fundador da Sociedade Brasileira de Fisioterapia Esportiva- Sobrafe.
Realizar o alongamento antes e depois das atividades é fundamental para diminuir as tensães musculares e impedir os danos físicos. “Ao alongar-se a circulação sanguínea é ativada, contribuindo para uma melhor desenvoltura dos movimentos corporais que ficam mais soltos e relaxados. Além disso, o alongamento serve para avisar o corpo de que a atividade será realizada, prevenindo assim uma lesão muscular”, descreve o Dr. Montenegro.
O fisioterapeuta orienta que no mercado existem dois tipos de pilates: o fitness e o clínico. “Tanto no fitness como no clínico as técnicas adotadas são as mesmas em movimentos no solo, em aparelhos ou na água. Porém, no pilates clínico alguns exercícios são retirados ou modificados para atender as necessidades específicas de cada caso, como pessoas que ficaram longos períodos em reabilitação, pacientes que usam próteses articulares ou que possuam alguma instabilidade articular”, afirma o especialista.
O pilates clínico é indicado ainda para quem foi acometido com quadros de hérnias discais, escolioses, hiperlodose e hipercifose. “Por meio do clínico é possível reabilitar, reequilibrar e reforçar o músculo e o esqueleto do corpo, contribuindo para que ele volte a uma funcionalidade normal”, descreve Helder acrescentando que os exercício são realizados de maneira progressiva e diferenciada para cada indivíduo. O especialista alerta que antes de iniciar a prática do pilates para tratamentos de problemas de dores crónicas na coluna é imprescindível primeiro buscar um auxílio médico. “Por ser uma técnica combate dores crónicas e que promove uma reeducação postural, o pilates clínico só pode ser aplicado com o auxílio de um fisioterapeuta e liberação médica”, finaliza Dr. Helder Montenegro.
Fonte: Stefane Braga / Sacha Silveira Assessoria de Comunicação