Parque de Paranapiacaba tem nova sinalização

O Parque Natural Municiápal Nascentes de Paranapiaácaba, principal atração do turismo ambiental da Vila ferroviária de Santo André, está com uma novidade para receber os visitantes. Nesta semana, foi concluída a troca de todas as placas de sinalização do local. A iniciativa da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense foi realizada por meio de licitação pública, que escolheu a melhor proposta, apresentada pela empresa Work Sinalização, responsável pela execução do trabalho. O valor total do investimento foi de R$ 25 mil, feito com recursos próprios da secretaria.

Segundo Daniela Freire, gerente de Recursos Natuárais de Paranapiacaba, além de auxiliar na indicação das trilhas, a nova sinalizaáção representa também importante instrumento no trabalho dos monitores que acompanham os visitanátes, trazendo informaçães educativas como a imporátância da preservação dos mananciais, o ciclo da água, além do nome de algumas das espécies de plantas e animais existentes no local. O trabalho também contemáplou a Vila com novo portal na estrada que dá acesso à Parte Baixa. A novidade, que dá boas vindas aos visitanátes, foi instalada pouco antes da chegada à Vila.

O secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba, Eduardo Sélio Mendes Junior, desátaca a importância da nova sinalização “Este é mais um melhoramento na infraesátrutura local que realizaámos para melhor receber os turistas que visitam a Vila e o Parque Nascentes.”, afirmou. O Parque Natural Municipal Nascentes de Paáranapiacaba é uma Unidade de Conservação criada pela Prefeitura de Santo André em 2003 para preservar os recursos naturais da Mata Atlântica do entorno da Vila. Numa área de quatro milhães de m² encontram-se exemplares de cedros, bromélias e orquídeas e, sua fauna silvestre com sanhaáços, beija-flores, pica-paus, tangarás e macucos, entre outros. Outra atração local são as nascentes do Rio Grande, principal formador da represa Billings, e que dão o nome à unidade de conservação.