Para democratizar acesso à cultura, São Bernardo lança pacote de editais

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura, lança nesta segunda-feira (21) pacote de cinco editais com o objetivo de democratizar o acesso e valorizar as manifestaçães culturais da cidade. Os editais vão escolher artistas, grupos e coletivos para realizar exposiçães, performances, intervençães e saraus, entre outras manifestaçães artísticas.

Os interessados terão até o dia 4 de maio para apresentar os projetos e participar. Um dos avanços que facilita a inscrição para os editais de cultura popular será a gravação de vídeo para o interessado explicar, de forma oral, o conteúdo do projeto. A iniciativa, gratuita, acontecerá na Seção de Pesquisa e Documentação (Memória) …− na Alameda Glória, 197, Centro. Esse é o terceiro pacote de editais lançado pela pasta. Desde 2009 foram ampliadas as açães culturais e dada transparência aos processos de escolha dos projetos contemplados. O recurso para esta edição foi disponibilizado por meio de convênio com o Ministério da Cultura, do Governo Federal. Uma comissão julgadora contratada irá avaliar as propostas, sendo selecionadas 50% ou mais de grupos da cidade. Serão cinco novos editais para eventos já selecionados pela Secretaria. No evento “Semanas de Culturas Populares Tradicionais” serão selecionados quatro grupos ou coletivos para realizar de uma a cinco atividades no Parque Chácara Silvestre e Centro de Referência de Culturas Populares Tradicionais. Apresentaçães, exposiçães, performances, intervençães, workshops, oficinas, palestras e bate-papo poderão fazer parte da ação. Os espaços também serão ocupados com o lançamento da “Mostra de Culturas Populares Tradicionais”, que prevê a apresentação de 12 grupos, artistas, coletivos ou mestres de projeção regional e nacional das mais diversas manifestaçães culturais e linguagens artísticas. Na área da literatura, haverá a segunda edição da “Criação Literária”, que irá estimular a criação e a difusão da literatura com a seleção de oito novos autores, sendo quatro em cada área, conto e poesia. Os “Saraus Culturais” vão selecionar mais seis coletivos e/ou artistas interessados em promover duas apresentaçães nas bibliotecas públicas ou espaço de leitura. O edital estimulará eventos que trabalham as diversas linguagens artísticas em torno da leitura. Já na “Mostra de Música Independente”, 18 bandas, cujos trabalhos sejam exclusivamente autorais e não se caracterizem como inseridos em uma dinâmica produtiva regular, poderão participar do edital. As inscriçães poderão ser feitas em três categorias: local, regional e nacional.

Como se inscrever Os materiais deverão ser enviados, somente pelo Correio, por aviso de recebimento (AR) ou Sedex para a Rua Bauru, 21, Baeta Neves. É necessário preencher a ficha de inscrição disponível no site.

Mais informaçães pelo telefone .