OMA | Galeria homenageia Pierino Massenzi com exposição simultânea na Pinacoteca de São Bernardo

Reconhecido mestre na elaboração de cenários para a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, Pierino Massenzi fez história como um artista multidisciplinar, com a criação dos panos de fundo de roteiros de filmes que encantaram o público na década de 50 e com as artes plásticas.

Agora, cinco anos após sua morte, o cenógrafo, desenhista, diretor de arte e artista plástico ítalo-brasileiro é reverenciado com a abertura de duas mostras simultâneas denominadas PIERINO MASSENZI: Uma Vida em Cor, na sua cidade do coração, São Bernardo do Campo. A realização é da OMA | Galeria em parceira com a Pinacoteca do município, a Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo e com o Acervo dos Netos de Pierino. “É uma grande honra receber suas telas, que não são de conhecimento do grande público, e mostrar como ele foi um expoente nas artes plásticas também. Além disso, estamos tendo a chance de mostrar, por meio dessa parceria que a OMA | Galeria está preenchendo um espaço muito bacana no circuito cultural da região”, frisa o galerista do espaço, Thomaz Pacheco. A vernissage de Uma Vida em Cor será na OMA | Galeria, no dia 18 de julho, com entrada gratuita.

No total, são 37 pinturas em papel e sobre tela …− 20 na galeria e 17 na Pinacoteca. Segundo o curador da exposição, Douglas Negrisolli, a divisão foi feita de acordo com as diferentes vertentes artísticas desenvolvidas ao longo da carreira de Massenzi. “Apesar de serem simultâneas, terem o mesmo nome e serem de um mesmo artista, são duas mostras bem diferentes. Na OMA, por exemplo, o visitante vai encontrar o lado mais abstrato de sua produção, que reforça seu lado mais emocional, e na Pinacoteca, uma parte de crítica social que também é recorrente no seu trabalho”.

Um artista multidisciplinar

Pierino Massenzi nasceu em Roma, em 1925, e chegou ao Brasil no período de grande êxodo europeu, no pós Segunda Guerra Mundial. Ao longo de sua carreira versátil, participou da produção de 47 longas-metragens, realizados entre 1949 e 1973. Entre os filmes de maior destaque estão clássicos como O cangaceiro, Tico-tico no fubá, Ravina, Assalto ao trem pagador, Noite vazia, e outros, que lhe renderam inúmeros prêmios. Aos 84 anos, faleceu em 2009, quando ainda vivia em sua chácara no município de São Bernardo.

Serviço Exposição PIERINO MASSENZI : Uma Vida em Cor OMA | Galeria Coquetel de abertura em 18 de julho, às 19h …− Visitação: 19 de julho até 13 de setembro Segunda a sexta das 10h às 19h, aos sábados das 10h às 14h Endereço: Rua Carlos Gomes, 69 …− Centro …− São Bernardo do Campo …− Aberto ao público

Fonte: Mariana Alves / Trivia Comunicação