O que é IPTV?

o que é iptv

Afinal, o que é IPTV? Você já deve ter ouvido esse termo, mas você sabe o que significa e porque ficou tão popular?

IPTV é um protocolo de rede que permite transmitir conteúdo da TV através da internet.

Saiba mais sobre o que é IPTV e suas funcionalidades neste texto.

O que é IPTV e por que o termo se tornou famoso?

IPTV, ou melhor Internet Protocol Television é exatamente o que o termo diz: a transmissão de um sinal de TV via um protocolo IP.

Consiste na distribuição de sinais de televisão por assinatura através de conexões de banda larga, por protocolo IP. Ou seja, você recebe a televisão da mesma maneira que obtém a Internet em casa.

O termo se tornou famoso pelo fato da facilidade que ele traz, a televisão convencional, está em declínio em anos, a diversidade que a internet trás, tornou tudo mais acessível, inclusive a TV. Atualmente, acessar séries, filmes, TV online, programas, pela internet só é possível graças ao IPTV.

Existem muitas formas diferentes de IPTV, como os prestadores de TV online, os aplicativos de redes de TV, os canais de TV somente on-line, websites que oferecem TV ao vivo grátis e os serviços de IPTV de assinatura de terceiros.

Para uma operação de IPTV funcionar, precisa de mais de uma área relacionada entre si.

  • Sinal de vídeo e seus respectivos servidores.
  • Distribuição de conteúdo
  • Software necessário
  • Equipamentos de assinatura e acesso.

A partir daí que funciona o IPTV, solicitando o serviço, verificando se cumpre as condições e passando pelas áreas mencionadas acima para obter o serviço.

IPTV e a pirataria

Quando você pensa o que é IPTV, geralmente se liga diretamente a pirataria, porém, o serviço de IPTV não é oficialmente considerado ilegal. O problema todo está no fato de que como a tecnologia é transmitida através da internet isso muitas vezes gera brechas para que por exemplo canais pagos sejam distribuídos de forma ilegal, a pirataria começa a partir daí.

Através de meio ilícitos, alguns assinantes podem distribuir o sinal da IPTV, para aplicativos e dispositivos que podem reproduzir o sinal. Sinal esse que apenas as empresas, emissoras e operadoras de TV detém os direitos de transmissão daquele conteúdo.

Agora você já sabe o que é IPTV, saiba quais são as vantagens e desvantagens:

Vantagens e desvantagens do IPTV

Veja agora as principais vantagens e desvantagens do IPTV:

Vantagens do IPTV

Quando você tentar explicar o que é IPTV, tente mencionar todas as vantagens que ele tem.

A maior vantagem que o IPTV tem é a sua capacidade de escolher todo o conteúdo que você deseja ver.

Seja um filme, uma série ou uma música específica, você pode personalizar sua televisão para

O IPTV além de incluir canais de televisão tradicionais existem aqueles outros que não estão inclusos em um plano básico de TV.

Ou seja, a amplitude de canais que você pode receber e bem maior, com mais qualidade e definição melhor.

Você tem a capacidade de armazenar conteúdo na sua TV para ver o que você quer e quando quiser, com apenas um controle você marca e desmarca os programas que deseja ver.

Além disso, você pode usar todos os tipos de aplicativos móveis para IPTV e, portanto, ter controle de tudo. Desde pesquisar o conteúdo até bloquear a programação não familiar, isso pode ser acessado direto do smartphone.

Desvantagens do IPTV

As desvantagens do IPTV existem e podem surpreender um pouco

O primeiro a mencionar seria a necessidade de uma largura de banda suficientemente rápida e grande. Um serviço extra de banda larga, que pode ser caro.

Mais uma das desvantagens do IPTV é que você ainda poderá ver alguma publicidade ao assistir televisão.

A grande diferença disso é que a publicidade será mais personalizada, por isso certamente parecerá interessante, mas tome cuidado, pessoas facilmente levadas pela publicidade podem levar prejuízos.

A quantidade de requisito para possui o IPTV pode decepcionar um pouco, não são muitos, porém são difíceis de obter:

  • Largura de banda adequada, que muda dependendo da velocidade da internet
  • Uma relação sinal-ruído maior que 13dB
  • Uma atenuação menor de 40dB.

O IPTV é uma tecnologia que está nascendo e se moldando, obter ela pode ser vantajosa, mas fique atento aos sinais de pirataria, essa tecnologia tem qualidade suficiente para o mundo atual.