O que é amaxofobia?

o que é amaxofobia

É muito comum que algumas pessoas fiquem ansiosas ao pensar no que pode acontecer caso façam algo de errado. Nesse sentido, entramos na amaxofobia, uma sensação ruim que é muito comum a uma boa parte das pessoas em relação aos veículos. Por isso, é muito importante saber o que é amaxofobia.

A amaxofobia é um problema que acaba por retirar a sensação de liberdade que alguém pode ter ao volante. Com medo de que o pior aconteça, uma pessoa se limitará a todo custo dirigir e até mesmo entrar em um veículo.

A fim de evitar complicações e sua vida social, é preciso buscar a ajuda adequada para poder se livrar desse problema. Gradualmente, pode recuperar o controle sobre si e entender que a ânsia destrutiva de sua percepção equivocada lhe faz perder muitas coisas boas.

Mas o que é amaxofobia? Descubra agora!

O que é amaxofobia?

A amaxofobia é um medo mórbido de dirigir um veículo ou, em certos casos, ficar dentro dele. Ainda que pareça bobagem, esse tipo de reação dificulta muito o cotidiano de alguém em relação as suas atividades. Afinal de contas, como ela irá se locomover em grandes distâncias sem entrar em um veículo, ainda que não o dirija.

Vindo de um trauma de diferentes formas, esse medo pode inibir o pleno desenvolvimento social de uma determinada pessoa. Isso significa que seu deslocamento pode ser algo trabalhoso, já que quase não a opções para se distanciar disso. No entanto, há casos em que as pessoas conseguem usar transporte público ou pegar uma carona com algum amigo.

Mesmo que se trabalhe a questão da ansiedade nos sintomas, ela é o principal fator na manifestação da amaxofobia, e entender que ela é um dos pontos a saber o que é amaxofobia é muito importante. Indo além do físico, é muito comum que a pessoa pense de forma negativa sobre esse contato, e desejando que a viagem acabe o mais rápido possível para sair imediatamente do veículo.

O que é amaxofobia: sintomas

Saber o que é amaxofobia é muito importante, e ela apresenta alguns sintomas bem claros, que podem ser vistos em maior o menor escala, a depender da pessoa. Aqueles que têm esse problema podem denunciar isso, a fim de que outros possam perceber o seu medo. Assim, os sintomas mais comuns da amaxofobia são:

Agitação

A viagem em um veículo torna-se um incômodo do começo ao fim, e causa uma agitação na pessoa com amaxofobia. Isso pode ocorrer por meio de tiques, irritabilidade e tremores. Infelizmente, a incompreensão de algumas pessoas pode acabar impedindo uma rápida assistência para que o indivíduo possa se acalmar.

Ansiedade

Já com a ansiedade, o indivíduo pode ter as mãos suadas, alterações cardíacas, náuseas e até mesmo uma sensação de sufocamento. Em casos mais graves, a pessoa pode desenvolver um ataque de pânico, principalmente se for obrigado a dirigir.

Recusa em dirigir

Ainda que seja necessário, uma pessoa com amaxofobia irá se recusar a pegar na direção de qualquer veículo. E caso isso aconteça, um pavor extremo lhe toma conta, mesmo apenas na certeza de precisar dirigir.

Sensação de isolamento

Mesmo que compreenda o seu sofrimento, ainda que em partes, o indivíduo se sentirá mais isolado de outras pessoas por não andar em veículos. E não o suficiente, ele se sentirá muito fora da realidade, por conta da maneira como o seu medo se manifesta.

O que é amaxofobia: causas

Saber o que é amaxofobia é entender que suas causas são variadas e acometem os indivíduos em diferentes níveis. Ainda assim, é necessário entender qual é a raiz desse problema, para que o tratamento adequado possa ser realizado. Assim, as principais causas da amaxofobia são:

Traumas

No geral, situações desgastantes e traumáticas são o que motivam o surgimento da amaxofobia nas pessoas. Por exemplo, quem presencia um acidente de carro pessoalmente e de maneira muito desagradável, ou mesmo brigas de trânsito. Além disso, mesmo em ambientes pouco favoráveis para quem dirige, como chuvas forte, neblina ou animais soltos na pista, são fatores que podem desencadear nessa fobia.

Estresse

O estresse causado por problemas no trânsito, como congestionamento, principalmente, pode influenciar na aparição da amaxofobia. O cérebro da pessoa pode absorver isso como um estímulo gratuito e constante para desenvolver o medo. Assim, sempre que ela ficar atrás do volante, uma grande ansiedade tomará conta de seu comportamento.

Influência midiática negativa

Todos sabemos do teor sensacionalista da mídia brasileira em relação ao sofrimento humano. Muitos canais acabam por explorar a tragédia das pessoas, principalmente no trânsito do Brasil. Infelizmente, a exposição contínua a esses elementos pode comprometer a disposição de alguém em dirigir.

Ver noticiários ou ler as reportagens com acidentes graves no trânsito pode desestimular alguém na direção do veículo. O medo de que algo possa lhe acontecer acaba por tomar conta da sua postura quando o assunto for dirigir. Por causa dos pensamentos negativos envolvendo a realidade, acaba projetando sua vida nesses momentos ruins.

Além do mais, o próprio cinema pode deixar marcas com seu enredo exageradamente ensaiado. Um dos exemplos mais notórios é com o filme de terror Premonição 2, lançado no início dos anos 2000. Nele, um acidente gravíssimo na estrada, bem como as mortes terríveis ensaiadas, deixaram receio em muitas pessoas.

O que é amaxofobia: tratamento

A amaxofobia pode parecer um medo muito específico e de poucas proporções, mas a verdade é que pode ter um impacto negativo considerável na qualidade de vida dos indivíduos. Felizmente, este é um problema que pode ser tratado através do acompanhamento psicológico, bem como outros problemas.

Após saber o que é amaxofobia, quem se encontra nessa situação ou conhece alguém que manifeste os sintomas acima detalhados, deve consultar um especialista de saúde mental o mais rápido possível. Após analisar o caso específico, o psicólogo poderá recomendar o tratamento mais indicado.

O objetivo é que o portador da amaxofobia saiba o que é amaxofobia, enfrente e ultrapasse o medo de dirigir, voltando a sentir-se confortável na estrada e dentro de veículos. Entre as opções para o fazer estão as sessões de terapia cognitivo-comportamental, aulas de condução com acompanhamento psicológico e hipnoterapia.

Então, ainda sobre o que é amaxofobia, estes são tratamentos adaptados às necessidades e inseguranças de cada indivíduo que podem melhorar consideravelmente a qualidade de vida e devolver o conforto e segurança a quem tem medo de conduzir. Não se esqueça de praticar sempre uma condução defensiva, pois pode ajudar a combater este seu medo ou de outros condutores.

 

Acesse https://jornalhojelivre.com.br e veja mais assuntos!