O que aconteceu com o Esporte Interativo?

esporte interativo

Para um bom apaixonado por esportes, não basta apenas assistir às partidas do seu time do coração ou alguma luta decisiva. O brasileiro gosta mesmo é de rever gols, lances, cestas, nocautes, entre outros. Tudo isso com direito até a câmera lenta!

Com canais que vão desde o tradicional jornalismo esportivo àqueles com uma linguagem mais humorística, para atrair o público, há muitos bons conteúdos sobre esporte na TV. Um desses canais era o famoso Esporte Interativo.

O que era o Esporte Interativo?

O Esporte Interativo era um canal esportivo de televisão, transmitido por meio de antenas parabólicas e algumas emissoras afiliadas, com uma programação totalmente dedicada para a cobertura de modalidades esportivas, principalmente o futebol.

Teve início em 2004, como um projeto em TVs abertas, e arrendando horários para transmitir conteúdo. Inicialmente, esse conteúdo eram os campeonatos europeus de Futebol, bem como eventos de basquete, esportes radicais e olímpicos.

Foi em 2007 que o canal deixou de ser exibido dessa forma, e se transformou em um canal aberto de televisão. No começo, a transmissão era somente para o Rio de Janeiro. Nesse caso, os destaques da programação eram a exibição de diferentes jogos europeus e a cobertura dos principais eventos com atletas olímpicos do país.

Portanto, a primeira transmissão do Esporte Interativo já como um canal de televisão foi no dia 20 de janeiro de 2007, com o jogo entre Chelsea e Liverpool, pelo campeonato inglês, com a narração de André Henning e os comentários de Vitor Sérgio Rodrigues.

Em 10 de junho de 2010, a já emissora  assinou um contrato com o Grupo Estado (conglomerado de mídia controlado pela Família Mesquita, e contempla o jornal “O Estado de S. Paulo”, a Agência Estado, a Eldorado FM e a Gravadora Eldorado) para fazer a transmissão do canal em sinal aberto. Essa transmissão era feita em UHF por meio do canal 36 UHF, que pertence à TV Eldorado.

2011 foi o ano em que eventos da FIFA, como a Copa do Mundo Sub-17, copa do mundo Sub-20, Copa do Mundo Feminina de Futebol, Copa do Mundo de Futebol de Areia e Mundial de Clubes foram transmitidos pelo Esporte Interativo.

Basicamente, em meio a tudo isso, o Esporte Interativo detinha os direitos para transmitir a Liga dos Campeões da Europa, da NFL, da Liga Europa e muitas outras competições.

Também é importante destacar que o canal liderava o projeto “Brasil de Ouro”. Esse projeto nasceu da parceria da emissora com o Ministério do Esporte, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e o CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro). Uma parte essencial desse projeto era a divulgação e a promoção do esporte olímpico e paralímpico durante toda a programação do canal.

Dados sobre o Esporte Interativo:

De acordo com dados do próprio canal, as imagens do Esporte Interativo chegavam a mais de 20 milhões de residências brasileiras, transmitindo um conteúdo totalmente esportivo durante toda a programação. Além disso, o canal entrava em rede com uma série de emissoras afiliadas espalhadas por todo o país. Também, era conhecido por manter diversas ferramentas interativas de marketing, como perfis em redes sociais e uma loja virtual.

Projetos do Esporte Interativo

No dia 20 de agosto de 2012, o canal lançou o Esporte Interativo Plus, um serviço de vídeo sob demanda que permitia que os espectadores acompanhassem toda a programação do canal ao vivo pela internet, além dos conteúdos que já foram transmitidos.

Pouco depois, em 1.º de setembro de 2012, foi lançada a web rádio Arquibancada Oi, um projeto em parceria com a operadora de telefonia móvel Oi. A ideia principal desse projeto era transmitir partidas de futebol específicas para os torcedores de grandes times do país, onde se transmitiam os jogos ao vivo na internet. Além disso, esse projeto permitia uma interatividade simultânea dos ouvintes, por meio de comunidades específicas do Facebook em alguns estados.

Ainda, em 10 de outubro de 2012, o Esporte Interativo lançou um portal de notícias, em parceria com a Yahoo! Brasil. Para complementar as notícias do site, eram usados vídeos dos melhores momentos da programação da emissora. Através dessa parceria, foi vendido para anunciantes o projeto de cobertura da Copa do Mundo de 2014, com o Esporte Interativo.

Entrada de uma empresa como sócia do Esporte Interativo

Em junho de 2013, a empresa norte-americana Turner Broadcasting System entra como sócia majoritária do Esporte Interativo. Essa negociação custou cerca de 80 milhões. Para o mercado, esse valor investido pela Turner era alto, mas atende uma necessidade direta dessa empresa por um conteúdo brasileiro de esportes.

Com esse acordo, o canal iniciou a mudança do sinal para alta definição, que começou em 18 de novembro de 2013, com uma central de controle em HD.

Canais novos do Esporte Interativo

Em 5 de agosto de 2013, a emissora anunciou o canal Esporte Interativo Nordeste, lançado oficialmente em janeiro de 2014, exclusivamente para a TV por assinatura, com um conteúdo totalmente dedicado para o futebol nordestino. Além das transmissões de jogos dos estados do nordeste, a programação também contava com programas de debate.

No ano seguinte, foi anunciado mais um canal de TV por assinatura: o Esporte Interativo Max, que estreou em 25 de julho de 2014, com a transmissão do jogo entre Barcelona e Manchester United. Porém, em 31 de maio de 2017, foi anunciado que esse canal passaria a se chamar Esporte Interativo BR, enquanto os canais pagos seriam os novos “Esporte Interativo”.

Mas, porque o Esporte Interativo acabou?

Uma das grandes razões, senão a principal, para o fim do canal era o baixo retorno lucrativo. Principalmente por canais no Esporte Interativo serem parte da TV por assinatura, os valores pagos para se ter o direito de transmitir jogos estavam ficando cada vez mais alto. Além disso, o momento delicado do mercado publicitário e das TVs por assinatura acabaram tornando a manutenção do canal mais cara.

Já fazia algum tempo que a marca Esporte Interativo tentava contornar essa situação. No entanto, em 9 de agosto de 2018, foi anunciado que o canal deixaria de existir como uma emissora de televisão, algo que pegou todos os espectadores de surpresa. O canal saiu do ar em 25 de setembro do mesmo ano.

 

Acesse https://jornalhojelivre.com.br e veja mais assuntos!

Fontes:

https://melhorplano.net/tv-por-assinatura/programacao/esporte-interativo-acabou

https://natelinha.uol.com.br/televisao/2021/01/17/esporte-interativo-vira-tnt-sports-para-integrar-america-latina-157218.php