Novo portal da Prefeitura aposta na prestação de serviços – Agora somos Hoje Jornal

Desde março deste ano, está no ar o novo portal da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Com informaçães e layout reformulados, a página institucional é voltada à prestação de serviços aos munícipes e internautas em geral.

De acordo com o secretário de Comunicação, o principal objetivo é deixar o site funcional, com fácil acesso às informaçães e serviços públicos. “Além de possibilitar a integração de outras mídias, como vídeos e fotos, buscamos uma concepção mais moderna, destacando nossa função de prestadores de serviço”, afirma. “A ideia é melhorar a interação e aproximar o munícipe da administração pública.”

O foco foi deixar o site mais atrativo para a navegação, inclusive para dispositivos móveis, para isso, toda a plataforma é responsiva, o que permite a adaptação do conteúdo a qualquer tamanho de tela. No formato anterior, os serviços estavam organizados dentro da hierarquia administrativa da Prefeitura, que nem todos conhecem, o que acabava dificultando o acesso às informaçães. Dessa forma, o munícipe acabava se desinteressando pelo portal e optando por outros sites de busca.

Para facilitar a navegação, os desenvolvedores do projeto separaram os interesses em três tópicos: “Cidadão”, “Empresa” e “Lazer”. Na parte voltada ao “Cidadão” foi implantado o conceito de linha da vida, dividindo os serviços em Infância e Adolescência, Vida Adulta e Terceira Idade. Já no conceito “Eventos da Vida”, são encontrados serviços comuns a todas as idades, como Carro e Transporte, Cidadania, Contas e Impostos e Utilidade Pública.

O tópico “Empresa” foi dividido em “Criação” (com informaçães sobre os trâmites necessários para a abertura de uma empresa ou início de atividade de prestação de serviço), “Vida da Empresa” (alvarás e licenças, fiscalização, tributos e outros serviços) e “Fechamento” (encerramento de atividades).

Em “Lazer” são encontradas todas as informaçães e serviços relacionados à Educação e Cultura (Bibliotecas, Cursos e Rede Municipal de Ensino), Esportes (Parques, Escolinhas de Esporte e Atividades Físicas em Geral) e Guia da Cidade, onde está disponível todo o conteúdo da publicação mensal nas áreas de cultura, esporte, lazer, gastronomia, educação e saúde, além de assuntos voltados ao público infantil, jovem, terceira idade e LGBT.

Outra facilidade é a área de links rápidos: mais de 10 serviços, entre os mais procurados pelos munícipes, como consulta de débitos e processos administrativos, emissão de guia do ITBI e nota fiscal eletrónica, além de um calendário de eventos do mês. Mais do que acesso a informaçães, por meio desses links rápidos é possível resolver virtualmente, sem precisar se dirigir até a Prefeitura, as demandas.

Também há informaçães sobre a estrutura administrativa da Prefeitura (secretarias e autarquias) e uma área voltada ao servidor público municipal.

Novos veículos de Comunicação …− Na home page do portal são apresentadas quatro notícias de destaque, com foto e resumo do texto. Ao clicar na notícia, o texto é aberto e pode, inclusive, ser compartilhado em diversas redes sociais.

A página de notícias da Secretaria de Comunicação (Secom) também pode ser acessada por meio do ícone “Notícias”, na parte superior do site. No local, o internauta irá notar nova diagramação, com ícones e cores para melhor identificação dos assuntos de interesse.

Além de tudo isso, o portal funciona como espaço virtual de onde é possível acessar outras plataformas e produtos da Secom, como as páginas oficiais da Prefeitura no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram. O internauta também pode, a partir do portal da Prefeitura, se cadastrar para receber as duas newsletters semanais da Administração municipal …− de notícias e com a programação esportiva e cultural do fim de semana …− e acessar os programas de rádio e vídeo produzidos pela Administração.

FONTE PMSBC