Museu pesquisa história dos bairros da cidade

O Museu de Santo André Drº Octaviano Armando Gaiarsa lançou o projeto Bairros: Incluindo memórias, Incluindo Cidadãos, com a apresentação da palestra Bairros, Interdependências com a Memória, com a historiadora Suzana Cecília Kleeb. O projeto pesquisará os bairros da cidade e o resultado desse trabalho será apresentado em imagens e textos fixados em painéis que serão expostos em 15 localidades da cidade. As duas primeiras exposiçães acontecem em abril.

A historiadora Marly Rodrigues, contratada para fazer a pesquisa, afirma que o levantamento dos materiais mostra as transformaçães urbanas de Santo André e a integração entre o cidadão e a cidade. “Estamos procurando a memória viva, o pertencimento das pessoas com o seu lugar, a construção das relaçães históricas e o registro de todas as mudanças na paisagem urbana que a cidade”, pontua. Cada um dos painéis conterá uma apresentação geral da cidade, a partir do surgimento da ferrovia (São Paulo Railway), em 1867, e informaçães do conjunto de bairros pesquisado, com o uso de fotografias antigas e atuais.

O projeto também contará com açães educativas junto às escolas do município. Haverá palestras, oficinas e visitas mediadas às exposiçães. Contemplado com recursos do ProacSP, o projeto é realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Santo André, a Amusa (Associação Amigos do Museu de Santo André) e o Governo do Estado de São Paulo.