Minecraft ganha versão para entrar na sala de aula

O jogo que faz crianças e adolescentes deixarem a lição de casa pra lá está prestes a entrar na sala de aula. E pela porta da frente. A Microsoft lança nesta terça-feira, 1º, o “Minecraft: Education Edition”, uma versão do game de montar para educadores e estudantes. O game chega a 40 países, mas não ao Brasil, que recebe, por enquanto, uma versão de testes já adaptada para o português. A Microsoft também libera nesta terça uma versão em português do Classroom, uma parte do Office 365 Educatino com ferramentas para os professores gerenciarem a sala de aula. Com ela, a empresa passa a disputar com Google (Classroom) e Apple (iTunes U) pela atenção de alunos e educadores.

A Microsoft começou a ensaiar sua guinada rumo à transformação de conteúdos educacionais em games, a chamada “gamificação”, quando comprou a Mojang, criadora do Minecraft, em 2014. “Em momento algum a Microsoft tem a pretensão de achar que o Minicraft é a solução de todos os males, mas, sem dúvida, [o game] traz um nível de engajamento sem predecentes, quando, por exemplo, um professor de história utiliza a solução para que ele possa criar as pirâmides do egito”, explica o diretor de educação da Microsoft no Brasil, António Moraes. No Brasil, a Microsoft não cobra o valor da licença do Office 365 de instituiçães de ensino. Já o uso da versão educacional do Minecraft é pago. Nos Estados Unidos, por exemplo, o preço anual é US$ 5 por aluno.

O que muda O “Minecraft: Education Edition” possui algumas diferenças para a versão original. Até 30 estudantes podem atuar em um projeto sem a necessidade de um servidor exclusivo. Eles podem trabalhar em pares ou em grupos. Para os professores atuarem apenas como tutores e não jogadores, o game dá a opção de os educadores criarem um NPC (personagem que não executa açães). Assim, é possível fornecer informaçães e controlar o desempenhos dos alunos. Os educadores ainda podem usar quadros-negros virtuais para dar instruçães ou mesmo criar novos objetivos dentro de um projeto. O jogo conta ainda com configuraçães para desabilitar o caráter bélico do jogo, de modo que os alunos se concentrem nas tarefas. A importação e a exportação de mapas ou de mundos foi facilitada. Com isso, os professores que não quiserem perder tempo montando grandes estruturas poderão se concentrar apenas no conteúdo didático.

Classroom Já no Microsoft Classroom, o professor pode criar uma sala virtual, em que serão incluídos os alunos. A partir daí, eles passam a receber tarefas e questionários online propostas, podem compartilhar suas anotaçães e tarefas corrigidas e comentadas pela internet diretamente em seus cadernos virtuais OneNote.