/Médico David Uip receberá título de “Cidadão Honorário de Santo André”

Médico David Uip receberá título de “Cidadão Honorário de Santo André”

Formado na segunda turma da Faculdade de Medicina do ABC e hoje secretário de Estado da Saúde, o médico infectologista Dr. David Everson Uip será homenageado em 6 de agosto (quarta-feira) com o título de cidadão honorário de Santo André. A entrega da honraria está marcada para 10h, no Plenário Vereador João Raposo Rezende Filho da Câmara Municipal andreense.

Assembleia Legislativa do Estado / Roberto Navarro

Médico, professor e gestor

Secretário de Estado da Saúde de São Paulo desde setembro de 2013, Dr. David Everson Uip é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, com mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo. É também professor livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP e professor titular na FMABC.

Uip foi diretor-executivo do Instituto do Coração (InCor) do HC-FMUSP de 2003 a 2008 e diretor-presidente da Fundação Zerbini entre 2007 e 2008. Também dirigiu por 10 anos a Casa da Aids, na capital paulista, e desde 2002 coordena projetos de prevenção à transmissão vertical do HIV e de biossegurança nos hospitais nacionais de Angola, na África, onde ajuda a qualificar médicos e profissionais locais para prestar assistência aos doentes, por meio de treinamentos e intercâmbios.

Em fevereiro de 2009, Dr. David Uip assumiu o comando do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, maior centro de referência nacional em doenças infectocontagiosas, com 134 anos de existência. À frente da instituição, firmou convênio com a Fundação Faculdade de Medicina, entidade de apoio à assistência, ensino e pesquisa que auxilia o Hospital das Clínicas da FMUSP, visando a agilizar reposição de recursos humanos e modernizar a gestão do hospital, mas manteve a unidade sob administração direta da Secretaria de Estado da Saúde.

Sob sua direção, o Emílio Ribas ganhou novo e moderno ambulatório que ampliou em quase 70% a capacidade para consultas médicas eletivas. Além disso, uma “filial” do instituto foi inaugurada no município do Guarujá …− unidade hoje sob administração da Fundação do ABC.

Entre as primeiras medidas à frente da Secretaria de Saúde, Dr. David Uip transformou a maior unidade hospitalar do Grande ABC, o Hospital Estadual Mário Covas de Santo André, em hospital-escola da Faculdade de Medicina do ABC.

Fonte: Eduardo / Fundação do ABC

(Visited 9 times, 1 visits today)