Mauá inicia oficialmente a entrega dos uniformes

Na última terça-feira (16), a Prefeitura de Mauá iniciou oficialmente a entrega de kits completos de uniformes aos alunos da rede municipal de ensino. As escolas contempladas no dia de hoje foram a Escola Municipal Darci Ribeiro, na Vila Independência, a escola conveniada Osvaldo Alexandro, no Jardim Itapark Novo, e a Escola Municipal Ana Augusta de Souza, no Parque das Américas.

Em todas as entregas, estiveram presentes o prefeito de Mauá, Donisete Braga, o secretário de Governo, Edilson de Paula, e a secretária de Educação, Lairce de Aguiar, além de representantes de sua equipe.

A primeira escola a receber os kits foi Darci Ribeiro, onde estudam cerca de 533 alunos dos grupos 3 e 4, 1° ano e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Em sua fala, o prefeito defendeu o uso do uniforme escolar, apontando a prioridade da entrega. “Sabemos da importância de nossos alunos estarem identificados, garantindo a segurança e a autoestima das crianças. Batalhamos muito juntos para que essa entrega ocorresse no início do ano letivo, foi nossa prioridade e aqui estamos”, pontuou.

Já Lairce enfatizou o compromisso da gestão com a educação no município. “A entrega dos uniformes reforça o comprometimento de nossas políticas por uma educação de qualidade, sem contar que traz uma grande economia para as famílias”, afirmou.

Na sequência, os uniformes foram entregues na escola conveniada Osvaldo Alexandro, onde estudam 122 crianças, e na Escola Municipal Ana Augusta de Souza, que tem 278 alunos em seu quadro. Vanessa Martine da Silva é moradora do Parque das Américas e mãe da pequena Stella, uma das alunas da escola Ana Augusta de Souza, e que foi uma das quatro crianças que desfilaram o modelo do uniforme entregue. Ela celebra o recebimento do kit. “Stella já havia recebido o uniforme ano passado, o que já nos deixou feliz, e agora estou vindo para receber o kit desse ano. Acho importantíssimo e muito bom, não só pela economia com as roupinhas dela, mas pela sensação de pertencimento e segurança que o uniforme dá”, comemora. Quando questionada sobre o que achou do uniforme que recebeu, Stella foi enfática: “Fiquei muito mais bonita”.

A entrega dos kits completos pela Prefeitura de Mauá, através da Secretaria de Educação, foi retomada em 2014 após cinco anos de vacância. Além dos uniformes, os alunos da rede municipal de ensino recebem material escolar completo, o que representa economia adicional aos pais, e que começarão a ser entregues em abril. A distribuição dos uniformes para a rede escolar se dará em base diária nas próximas semanas, de modo que até o início de março todos os mais de 18 mil alunos e também os alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) de Mauá deverão ser contemplados.

A rede municipal de Educação atende crianças de zero a cinco anos na Educação Infantil; ensino Fundamental a partir dos cinco anos; Educação de Jovens e Adultos para pessoas com mais de 15 anos; além da Educação Especial, para pessoas com algum tipo de deficiência. São cerca de 700 alunos com deficiência na rede municipal atendidos no sistema de educação inclusiva. Para vários deles, quatro ónibus são disponibilizados para garantir o acesso à escola. São 1080 professores, efetivos e contratados, que atuam nas escolas municipais. Atualmente, as escolas ainda estão fazendo matrículas.