Jogos Paralímpicos de Inverno 2022 – resumo do que aconteceu

snowboard

Os Jogos Paralímpicos de Inverno deste ano aconteceram durante o período de 04 de março à 13 de março.

Destinado para atletas portadores de deficiência, os jogos paralímpicos de inverno são um evento multiesportivo e pela primeira vez, no ano de 2022, ocorreu em Pequim, em solo chinês.

Confira o resumo e os melhores acontecimentos dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022.

 

Locais da competição dos Jogos Paralímpicos de Inverno

Como sede principal para os jogos deste ano, Pequim foi escolhida, ganhando por quatro votos a mais do que o Cazaquistão, pela primeira vez na história do Jogos Paralímpicos de Inverno, o evento acontece em território chinês.

Os dois eventos de gelo e as cerimônias foram realizados no Olympic Green, que foi especificamente construído para os Jogos Olímpicos de Verão de 2008. As do esqui alpino foram realizadas nas montanhas de Xiaohaituo, localizados no Distrito de Yanqing, estando a 90 km do centro da cidade, usando neve artificial, devido a raridade da mesma na região, já as provas de esqui cross-country e biatlo foram realizadas na Área de Taizicheng, localizada no Distrito de Chongli.

 

Esportes dentro do Jogos Paralímpicos de Inverno 2022

 

Para o ano de 2022, os esportes que competiram dentro dos Jogos Paralímpicos de Inverno foram:

 

Logotipo e Mascote

O logotipo dos Jogos Paralímpicos de Inverno deste ano foi desenhado por Lin Cunzhen, e é uma fita multicolorida que se assemelha ao caractere chinês para “voar”, e o mais interessante foi a explicação do projeto, segundo o comitê o símbolo foi projetado para simbolizar “um atleta em cadeira de rodas correndo em direção à linha de chegada e à vitória”.

O mascote, se chama “Shuey Rhon Rhon” e é projetado com lanternas como protótipo. Lanternas representam colheita, celebração, calor e luz.

 

Momentos marcantes nos Jogos Paralímpicos de Inverno 2022

Entenda agora quais foram os momentos mais marcantes nos jogos.

Jing Yu se tornou a terceira jogadora mulher de para hóquei no gelo nos Jogos

Um dos momentos que marcou os Jogos Paralímpicos de Inverno, foi o momento em que a chinesa, Jing Yu entrou para competir o para hóquei no gelo, ela se tornou a terceira mulher a disputar nos jogos.

 

Linda Le Bon corre no downhill com sua filha

A emoção tomou conta quando durante os Jogos a Para esquiadora belga Linda Le Bon, de 57 anos, ficou sem seu guia e a substituta de última hora foi sua filha, Ulla Gilot, que se prontificou a guiar sua mãe pela montanha.

 

Família Aigner faz história

Ganhar já é bom, mas ganhar junto a família é inexplicável, os irmãos austríacos Johannes, Veronika e Barbara fizeram dos Jogos Olímpicos de Inverno um conceito de família.

Johannes, de 16 anos, começou ganhando as medalhas quando levou pra casa o ouro competindo downhill masculino e no slalom gigante masculino para atletas com deficiência visual, e também duas pratas e um bronze no super combinado, slalom e super-G, respectivamente.

Já as irmãs Veronika e Barbara competiram no slalom gigante feminino para atletas com deficiência visual, ganhando ouro e bronze, respectivamente.

 

Irmãos levam ouro histórico para casa

Neil Simpsom se tornou o primeiro medalhista de ouro do país da Grã Bretanha, e o mais emocionante nessa vitória foi o fato do irmão dele ser o seu guia montanha. Simpsom ganhou no super – G masculino para atletas com deficiência visual.

 

Natalie Wilkie soma sete medalhas Paralímpicas aos 21 anos

Aos 17 anos, Natalia Wilkie já teria levado para casa medalhas de todas as cores nos Jogos Paralímpicos de Inverno.

Neste ano, Natalia voltou e conquistou os esportes de inverno mais uma vez.

A canadense de 21 anos conquistou a longa distância do cross-country para atletas em pé, conquistou mais um ouro no sprint dois dias depois, foi prata na média distância e bronze no revezamento misto, totalizando sete medalhas Paralímpicas.

 

Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno

Em 2022, Brasil não conquistou nenhuma medalha nos Jogos Paralímpicos de Inverno. O país entrou competindo com seis atletas em dois esportes, esqui cross-country (cinco) e snowboard (um).         

 

Saldo de medalhas

Nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022 a China se destaque com 61 medalhas, sendo 18 delas de ouro, 20 de prata e 23 de bronze.

Atrás vem a Ucrânia com 29 medalhas, 11 de ouro, 10 de prata e 8 de bronze.

Em terceiro lugar, Canadá, com 25 medalhas, 8 de ouro, 6 de prata, 11 de bronze.

O próximo Jogos Paralímpicos de Inverno ocorrerá em 2026.