Jogos Escolares têm sete recordes quebrados e Colégio Singular campeão

Com quebra de sete recordes entre o atletismo e a natação, a 46ª edição dos Jogos Escolares de Santo André teve o Colégio Singular como campeão, com 691 pontos na classificação geral, das 72 instituiçães de ensino públicas (municipais e estaduais) e privadas inscritas. O Arbos e o Objetivo ficaram na segunda e terceira colocaçães, respectivamente, com 456 e 393 pontos. A competição foi realizada de 17 de agosto a 7 de outubro e reuniu 6.600 alunos, de 8 a 17 anos. A cerimónia de premiação ocorre nesta segunda-feira (26), a partir das 20h, no salão social do Primeiro de Maio Futebol Clube, bairro Centro.

As demais escolas premiadas do quarto ao décimo lugares, respectivamente, foram: Colégio Liceu Monteiro Lobato, Colégio Stocco, Educandário Santo António, Colégio Jatobá, Instituto de Ensino Cecília Meireles, Colégio Dom Bosco Santo André, Colégio Dr. Clóvis Bevilacqua e Colégio Vesper. Mais uma vez, as instituiçães particulares ficaram entre os dez classificados na competição estudantil, realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer.

Das instituiçães públicas, a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro, no Jardim Marek, e a Escola Estadual Professor José Carlos Antunes, na Vila Pires, foram os destaques: com 88 e 82 pontos. Além da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Santo André, com participação especial no maior torneio estudantil da cidade.

Além do recorde de participantes, com 72 inscritas, as escolas municipais saltaram de dez para 24. O restante ficou entre representantes da rede estadual (15) e particular (33). No total, foram 11 modalidades disputadas: atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, handebol, judó, natação, tênis de mesa, voleibol, xadrez e karatê, além de três categorias (mirim, infantil e juvenil) …− feminina e masculina.

QUEBRA …− Além do caráter de integração social entre as escolas e os estudantes, a competição registrou a quebra de recordes com sete atletas. Na natação, Giovana Fontes Vitorino, da Escola Saber, cravou os 50 metros borboleta em 33.60.

No atletismo, a categoria pré-mirim feminino teve dois destaques. A aluna Ingrid Micaelly dos Santos, da Emeief Professora Sónia Aparecida Marques, correu os 50 metros em 8,43. Já Maria Fernanda Faria Silva, do Singular Júnior, entre os lançamentos de pelotas, alcançou a marca de 29,34.

Na mesma categoria, só que no masculino, João Henrique de Oliveira, do Educandário Santo António, atingiu 29,76 no lançamento de pelotas. Já João Guilherme Schweter, da Emeif Augusto Boal, cravou 4.00 no salto em distância.

E para finalizar na prova de curta distância, na categoria juvenil masculino, Raphael da Silva Pereira, da Escola Estadual Padre Aristides Greve, correu os 400 metros em 51,81. Já Gustavo dos Santos Montan, da Escola Estadual Sérgio Milliet da Costa e Silva, correu os 800 metros rasos com a marca de 2:12.45.

Cerimónia de premiação dos Jogos Escolares Data …− nesta segunda-feira (26). Horário …− a partir das 20h. Local …− Primeiro de Maio Futebol Clube. Endereço …− Avenida Portugal, 79. Centro.

FONTE PMSA