Hospital Mário Covas realiza simpósio de atualização em captação de órgãos e tecidos

O Hospital Estadual Mário Covas de Santo André será palco em 14 de agosto (quinta-feira) do “Simpósio de Atualização em Captação de Órgãos e Tecidos”. O evento das 8h às 12h tem entrada gratuita e integra a programação científica do 39º Congresso Médico Universitário da Faculdade de Medicina do ABC (Comuabc).

A abertura dos trabalhos estará sob responsabilidade do diretor clínico do HEMC, Dr. Vanderley da Silva Paula. A primeira palestra abordará o tema “Processo de doação e transplante”, ministrada pelo coordenador de enfermagem do Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, enfermeiro César Augusto Guimarães Marcelino. Em seguida, o coordenador de enfermagem do Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), enfermeiro Edvaldo Leal, falará a respeito dos “Obstáculos no processo de doação e estratégias para otimizar as taxas de consentimento familiar”.

O Simpósio de Atualização em Captação de Órgãos e Tecidos terá continuidade com explanação do coordenador médico do Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos da Escola Paulista de Medicina, Dr. Diogo Medeiros, com palestra sobre “Diagnóstico de morte encefálica”. O encerramento dos trabalhos será marcado pelo tema “Manutenção do potencial doador”, a ser abordado pelo médico intensivista e coordenador da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos do Hospital Sapopemba, Dr. Rinaldo Gestermeier.

O Hospital Estadual Mário Covas de Santo André fica na Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321. A entrada para o simpósio é gratuita e os interessados podem se inscrever pelos telefones e . Congressistas do 39º Comuabc estão dispensados de inscrição prévia por telefone.

39º Comuabc Neste 2014, os alunos da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC organizam de 11 a 16 de agosto a 39ª edição do Comuabc …− Congresso Médico Universitário do ABC, considerado o maior do gênero no país. O evento tem como objetivo complementar a formação acadêmica e desenvolver a pesquisa científica na graduação. Em 39 anos foram mais de 20 mil participantes e profissionais da saúde como palestrantes ou membros de comissães julgadoras …− inclusive personalidades de renome na área da saúde, como Albert Sabin, Ivo Pitanguy, Adib Jatene, Enéas Carneiro e Geraldo Alckmin.

Fonte: Eduardo Nascimento …− Comunicação Fundação do ABC