Fotografias revelam olhar Penachi

Até o próximo dia 30, a Sede da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Caetano (Secult) vai expor imagens do músico e fotógrafo Ricardo Penachi de Camargo, como parte do projeto Cultura Conávida.

Desde o final dos anos 70, Penachi, o P!, faz da fotograáfia uma razão paralela, uma complementação da sua maánifestação artística. Ligado profundamente à música, foi pelos palcos, tocando, que percebeu as possibilidades de observação das imagens, registro dos acontecimentos, eventos.

Sempre autodidata, iniáciou o experimento fotográáfico com uma Kodak Xereta, onde teve as primeiras imápressães do resultado entre a ideia e a fotografia revelada. Passou por um breve laboáratório de revelação P&B e entendeu que havia um uniáverso a ser explorado.

Considera que excesso de técnica traz uma imagem até perfeita, mas pode provocar a perda de um instante vivo. Entende que o advento da fotografia digital trouxe um paradoxo: facilidade de gerar um grande número de imaágens e um grande trabalho de edição posterior, mas isso faz parte do aprendizado: prever e captar o momento certo.

O horário de funcionaámento da Secult é de segunáda a sexta-feira, das 9h às 18h. Mais informaçães pelos ou pelo portal www.saocaetanodoásul.sp.gov.br/secult. (DA REDAÇÃO)