Finados deve levar até 2,5 mil pessoas ao Mercado de Flores nesta sexta-feira (30)

Considerada a segunda data mais importante dentro do calendário …− fica atrás apenas do Dia das Mães …− o feriado de Finados costuma atrair grande número de consumidores ao Mercado de Flores da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). Em função disso, a estimativa é de que o espaço receba cerca de 2,5 mil pessoas nesta sexta-feira (30). Já no que diz respeito às vendas, o volume esperado para este ano deve girar em torno de 10% a mais que o registrado no ano passado. Em 2014, as vendas no espaço foram de 780 toneladas.

“Há uma grande expectativa para esta data, pois o número de visitantes para a semana do Dia de Finados representa cerca de 35% a mais do que em dias habituais, contando também que o comércio de flores encontra-se num momento de crescimento. Além disso, os preços praticados no Mercado de Flores não sofreram muitas alteraçães em relação ao mesmo período do ano passado e isso é um atrativo a mais para quem opta por este espaço de compras”, destaca o técnico agrícola e encarregado atacadista da Craisa, Vilson Prates de Brito.

LÍDER DE VENDAS …− Entre as espécies que mais devem ser procuradas pelos consumidores, segundo os próprios permissionários do Mercado, o crisântemo está no topo da lista. “As vendas aqui devem ser de algo entre 10% e 15%, pois esta é a flor predileta do público para esta época do ano”, afirma o comerciante Vinicius Souza. Nos módulos 30 e 31 o vaso do mini crisântemo sai por R$ 3, enquanto que o normal é vendido a R$ 5.

Nos módulos 12 e 13 o permissionário Eduardo Koga é um pouco mais otimista. “Embora eu comercialize outros tipos de flores, o crisântemo é o que mais deve sair. Uns 20% a mais de vendas é o que eu devo ter neste ano para esta espécie. Acho que a kalanchoe também é outra que deve sair bem. No geral, as espécies de vaso costumam ser as mais procuradas.”

VARIEDADE …− Outros itens que também estão disponíveis no Mercado de Flores da Craisa são acessórios, componentes para confecção de coroas, forração, bonsais e paisagismo, como arranjos artificiais, árvores de pedra e enfeites para jardim. Vale destacar, entretanto, que os valores não são fixos, mas uma média, uma vez que em ocasiães como esta os preços tendem a sofrer variaçães devido ao aumento na procura.

MERCADO DE FLORES …− Instalado em uma área com cerca de 900 m², o Mercado de Flores é o maior do segmento na região do Grande ABC. Inaugurado em 2008, o espaço dispãe de 42 módulos ocupados por 30 comerciantes, sendo que em 19 deles são produtores …− oriundos de diversas regiães do Estado, dentre eles Bragança Paulista, Jacareí e Atibaia …−, enquanto que os demais atuam na comercialização de acessórios para flores.

Entre as vantagens oferecidas aos visitantes estão as cerca de 850 vagas disponíveis, além da facilidade para cotação de preço do que é oferecido no local por meio do site www.ceasagrandeabc.com.br. O espaço funciona as quartas-feiras, das 5h às 10h, e, as sextas-feiras, das 17h às 22h, e está localizado na Avenida dos Estados, 2.195, no bairro Santa Terezinha, em Santo André. O telefone para mais informaçães é, no ramal 2076.

A respeito da Craisa

Instituída por meio da Lei nº 6639, de 11 de junho de 1990, a Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) é responsável pela execução da política integrada de Abastecimento e Segurança Alimentar, por meio da produção e distribuição da alimentação escolar e da refeição do servidor público municipal, além de gerenciar equipamentos de abastecimento no município tais como sacolães, feiras livres, dentre outros. Faz parte deste conjunto de açães a Ceasa Grande ABC …− também instalada no equipamento …−, que integra as diversas instâncias e compãe um dos perfis da política de abastecimento alimentar na região de modo a regular um equilíbrio maior entre oferta, preço e qualidade dos produtos.

Localizada na Avenida dos Estados, nº 2195, bairro Santa Terezinha, o espaço dispãe também às quartas …− feiras das 5h às 10h e sextas …− feiras das 19h ás 23h59, do Mercado de Flores, que funciona em uma área de 900 m², no qual são oferecidos flores naturais e artificiais, bonsais e acessórios. Outro atrativo disponível no mesmo espaço, entretanto, apenas às quartas-feiras, das 14h às 18h, é o Mercado de Peixes Ornamentais, onde podem ser encontrados peixes, roedores, cães, raçães, acessórios, dentre outros. Para garantir maior conforto aos visitantes, são oferecidas ainda 850 vagas de estacionamento no local.

FONTE PMSA