Filme nacional e curtas premiados em SCS

O Mês de outubro conátinua com os projetos de cinema que proámovem exibiçães em Unidaádes Básicas de Saúde (UBS) e Centros Integrados de Saúde e Educação da Terceira Idaáde (Cises). Nos próximos dias 13 e 14 de outubro (quinta e sexta-feira), às 15horas, o proájeto Chá da Tarde, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), por meio do Departamento de Cultura de São Caetano, em parceria com o SESC São Paulo, vai exibir o filme Estómago (2008).

O projeto Chá da Tarde consiste em exibiçães gratuiátas de filmes escolhidos esápecialmente para o público da terceira idade. No dia 13, a sessão será no Cise Francisco Coriolano de Souza. Já na sexáta (14), quem recebe o projeto é o Cise João Nicolau Braido.

Com 112 minutos de duáração, o filme escolhido para este mês conta a história de Raimundo Nonato, um coziánheiro com dotes muito esápeciais. Trata de dois temas universais: a comida e o poáder. Mais especificamente, a comida como meio de adquiárir poder. As filmagens aconáteceram durante cinco semaánas, nas cidades de Curitiba e São Paulo. Toda a finalização do filme foi feita na Itália, em Milão e Roma.

No elenco, desponta o ator baiano João Miguel, como protagonista, acompaánhado pela curitibana Fabiula Nascimento (em sua estreia no cinema), pelos cariocas Babu Santana e Alexander Sil, pelo italiano Carlo Briani e pelo paulista Paulo Miklos.

Como grande parte da história se passa dentro de uma cela de cadeia, um dos atores, Luiz Mendes Jr. …− que entrou na prisão aos 19 anos, semi-analfabeto, e saiu 30 anos depois, como escritor e cronista …− atuou como consultor de vida e comportamento no presídio. A direção é de Marcos Jorge e a classificaáção é livre.

O Festival é realizado em parceria com o Instituto Claro e a Casa Redonda. Na edição deste ano, os vídeos foram escolhidos por uma Comissão Técnica e tamábém por Júri Popular. Os vencedores receberam até 100 mil reais em prêmios, sendo que as instituiçães participantes ganharam equipamentos de edição de vídeos e curso de linguaágem audiovisual.