Espetáculo de comédia agita Fundação das Artes

A comédia Prohibitum …− Faça o que eu digo, não faça o que eu faço, estreou neste sábado (19), no Teatro Timochenco Wehbi (Rua Visconde de Inhaúma, 730, Bairro Nova Gerty). Com direção de Celso Correia Lopes, o espetáculo é resultado do processo de montagem do Núcleo 54 da Fundação das Artes de São Caetano e fará temporada até o dia 15 de maio sempre aos sábados, às 20h, e domingos, às 19h.

Prohibitum é inspirado em Medida por Medida, de William Shakespeare. A comédia original discute o poder público e sua relação com a justiça, corrupção, valores sociais e pessoais. Datada de 1.578, se aproxima do momento atual do Brasil.

O espetáculo dialoga com a linguagem da música, mas não é um espetáculo musical. “A adaptação do texto previa a linguagem da música como um dos pontos da pesquisa do espetáculo”, explica o diretor geral, Celso Correia Lopes. O texto é de Juliano Marceano, que buscou tipos brasileiros para a construção. “Os personagens condutores da obra foram mantidos, outros, que eram tipos interessantes, ganharam espaço na dramaturgia, e alguns foram criados para aproximar do momento que passamos”, diz Juliano. O texto propãe não só uma reflexão sobre o poder público, como também da sociedade civil.

Prohibitum busca sua originalidade para contar uma história, assim como Shakespeare o fez na construção de sua obra. Além do texto, letra e música foram compostas originalmente para o espetáculo. As letras são de Correia e as composiçães do diretor musical Reinaldo Sanches.

O espetáculo também marca a formatura do Núcleo 54 da Escola de Teatro. Formada por dez atores, o grupo teve a oportunidade de experienciar autores dos mais diversos estilos e períodos artísticos. “Terminar um curso profissional de teatro com uma obra totalmente original é um privilégio que o Núcleo agarrou com unhas, dentes e muito coração”, conclui o diretor.

A Escola de Teatro da Fundação das Artes, além das temporadas de montagem, leva ao público, a cada fim de período letivo, os exercícios cênicos que resultam do processo didático-criativo de cada em dos sete semestres que compãem o curso. Além disso, a Escola participa de mostras e festivais, proporcionando ao aluno o intercâmbio com outros profissionais e estudantes, além da oportunidade de conviver e de se apresentar a novas plateias. Por fim, o espetáculo integra as comemoraçães dos 30 anos do curso técnico.

Serviço Prohibitum …− Faça o que eu digo, não faça o que eu faço Texto: Juliano Marceano Supervisão de texto e Letras Originais: Celso Correia Lopes Direção: Celso Correia Lopes Direção Musical e composiçães originais: Reinaldo Sanches Preparação de Ator: Célia Luca Preparação Corporal: Edson Calheiros Cenário e figurinos: Mariana Chiarello Iluminação: Sérgio de Azevedo Elenco: Caroline do Amaral, Daniele Máximo, Denise Hygino, Dominique Maffei, Flavio Trevisan, Hayanne Oliveira, Larissa Catelani, Rafael Nestardo, Rafael Santos, Vitor Cogo e Wallace Iago Local: Teatro Timochenco Wehbi (Fundação das Artes) Endereço: Rua Visconde de Inhaúma, 730, Bairro Nova Gerty São Caetano do Sul …− SP Estreia: 19 de março Temporada: 19 de março a 15 de maio Data: Sábados, às 20h, e domingos, às 19h Entrada: R$ 20,00 …− Inteira | R$10,00 …− Meia Lotação: 80 lugares Duração: 180 minutos (com intervalo) Classificação: 16 anos