Espaço Solidário de SBC oferece oficinas gratuitas de artesanato

O Espaço Solidário, instalado na Central de Trabalho e Renda (CTR) de São Bernardo, vai oferecer, em julho, oficinas gratuitas de artesanato abertas à população. Os participantes têm custo apenas com o material de uso pessoal. A programação inclui recorte e colagem, toalhas bordadas, pintura em tecido e customização. As inscriçães podem ser feitas no local, à Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro, até um dia antes. Se houver disponibilidade de vagas serão aceitas na hora.

Instalado na parte anexa da CTR, com entrada pela Rua Zelinda Zanela, o espaço abriga loja que comercializa artesanatos como panos de prato, pinturas em tela, bijouterias e objetos de decoração, entre outros.

Uma das oficineiras, Regina Angelica de Faria Moraes vai ensinar técnicas iniciais que envolvem o uso de papeis, gramaturas, cores, texturas e recortes, além de reaproveitamento de material. “A ideia é incentivar quem apenas deseja conhecer o ofício, mas também pode ser uma iniciação para aqueles que tenham intenção de usar a atividade para gerar renda”, aponta.

Regina faz parte do grupo de artesanato da economia solidária, que tem incentivo da Prefeitura. “Comecei a participar do Fórum (Fórum Municipal de Economia Solidária) e agora comercializo os artigos que produzo na lojinha do Espaço Solidário”, explica.

A CTR é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Económico, Trabalho e Turismo (SDET) e faz parte das políticas públicas de estimular o desenvolvimento da economia solidária no município.

Economia solidária …− A atividade é desenvolvida por pequenos empreendimentos que têm gestão de forma cooperada pelos próprios trabalhadores e criam emprego e renda, tendo em vista a valorização do ser humano e a inclusão social.

FONTE PMSBC