Encontro discute tendências e análise do mercado brasileiro de estética e cosmética

O setor de produtos de higiene e beleza no Brasil cresce 10% ao ano e emprega cerca de 5,7 milhães de pessoas. O país é o terceiro lugar do ranking mundial em consumo de produtos de beleza, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão, conforme dados divulgados pelo Euromonitor. Diante deste cenário, o Centro Universitário Senac …− Santo Amaro promoverá, no dia 10 de novembro, o Encontro de Estética e Cosmética, que reunirá pesquisadores, profissionais e alunos para discutir temas como: consumo, comercialização e futuro do mercado, beleza sustentável e os benefícios dos cosméticos na área de saúde e bem-estar.

Dados apontados pela Associação Brasileira da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) afirmam que, no Brasil, existem 2.400 empresas atuando no mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Outra pesquisa, realizada pela Pyxis Consumo e IBOPE, aponta que só em 2013 o mercado movimentou R$ 55 bilhães em compras. “Observamos este crescimento também na área acadêmica, com o aumento da procura dos cursos de graduação e pós-graduação. Acreditamos que o interesse tenha ocorrido principalmente devido ao crescimento da participação da mulher brasileira no mercado de trabalho”, afirma Isabella Tereza Ferro Barbosa, coordenadora da graduação em Tecnologia em Estética e Cosmética, do Centro Universitário Senac …− Santo Amaro.

O setor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil tem apresentado crescimento devido a fatores como aumento da expectativa de vida da população; maior participação e valorização da mulher no mercado de trabalho; aumento do poder de compra das classes C e D; inovação da indústria, com maior valor agregado aos produtos e variedade de produtos. “Não se esquecendo do aumento da expectativa de vida que traz a necessidade de se manter a impressão de jovialidade”, complementa.

A programação do encontro contará com especialistas como Ana Paula Azambuja …− Gerente Científica da Natura …− que abordará questães relacionadas aos cuidados que devemos ter com a pele, tendo em vista que produtos cosméticos são um importante veículo para promoção de bem-estar e João Hansen …− diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Avon e Presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), que vai trazer uma visão holística, objetiva e pragmática das etapas que são necessárias para desenvolver e comercializar produtos cosméticos. “Ressaltamos a importância dos profissionais estarem em constante atualização, por isso a relevância desse evento, que será aberto também para o público em geral.”, diz Isabella.

A graduação em Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário Senac …− Santo Amaro tem como objetivo formar profissionais éticos e empreendedores que possam atuar em técnicas e procedimentos estéticos e cosméticos, planejando e implantando estruturas de atendimento, elaborando projetos de pesquisa nas áreas de estética, beleza e bem-estar e com possibilidade de atuar em docência no ensino superior.

A instituição também oferece a pós-graduação em Cosmetologia Aplicada à Estética com o intuito de especializar o profissional para a análise crítica de produtos cosméticos, preparando-o para atuar em equipes multidisciplinares, contribuindo na pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento de procedimentos estéticos e produtos para pele e cabelos.

Completando o portfólio, está sendo lançada a especialização Desenvolvimento e Produção de Cosméticos, que prepara o aluno para atuar nas indústrias que desenvolvem e ou produzem produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos, em consultorias especializadas, órgãos públicos de vigilância sanitária, laboratórios públicos ou privados que prestem serviços de monitoramento e análise de insumos ou produtos acabados.

Programação do Encontro de Estética e Cosmética: 8 horas …− Recepção 8h30 …− Abertura oficial do evento Das 9 às 10 horas …− Palestra: Benefícios dos Cosméticos na Área de Saúde e Bem-estar Aborda questães relacionadas aos cuidados que devemos ter com a pele, tendo em vista que produtos cosméticos são um importante veículo para promoção de bem-estar. Palestrante: Ana Paula Azambuja …− Gerente Científica de Pesquisa Avançada em Ciências do Bem-Estar da Natura. Atua em projetos que buscam uma visão mais integrada da beleza por meio da compreensão da correlação entre características cosméticas, genética, saúde, qualidade de vida, hábitos e bem-estar. Formada em Ciências Biológicas (UFPR), mestrado (UFPR) e doutorado (USP) em biologia celular e molecular e estágio pós-doutoral na Universidad de Málaga Espanha.

10 horas …− Intervalo Das 10h30 às 12 horas …− Mesa-redonda: Fotoproteção Participantes: Ricardo Saraceni Gomides …− preparador físico, especialista em Atividade Física para Prevenção e Reabilitação Cardíaca pela USP; especialista em Fisiologia do Exercício pela Unifesp; mestre em Educação Física pela USP; Professor da Faculdade Flamingo; e Diretor Executivo da Giudit Cosméticos e da Deltamari Cosmética. Leonardo Rodrigues de Paula …− gerente de pesquisa na Natura Cosméticos e docente do Centro Universitário Senac. Possui 13 anos de experiência em Avaliação de Eficácia e Segurança de produtos cosméticos. É químico com mestrado pela USP, MBA pela FGV e especialização em Cosmetologia pela Vrije Universiteit Brussel. Adriana Luna …− esteticista, graduada em Tecnologia em Estética e Cosmética e pós-graduanda em Cosmetologia Aplicada à Estética pelo Centro Universitário Senac. Atua como coordenadora do departamento de treinamento, consultora técnica para mídias impressas e digitais e esteticista treinadora responsável pela equipe de estética da rede de institutos Anna Pegova a nível Brasil. Mediadora …− Silvia Helena Mussolini de Oliveira …− coordenadora das áreas de estética, massoterapia e podologia no Senac São Paulo. Pós-graduada em Farmacologia, bacharel em Química com especialização em Cosmetologia, Instrumentadora Cirúrgica, Jornalista e Publicitária.

12 horas …− Intervalo Das 13h30 às 15 horas …− Palestra: Beleza Sustentável Aborda os conceitos e as técnicas mais relevantes para a incorporação de práticas sustentáveis no dia a dia de uma clínica estética. Palestrante: Vera Lúcia Siqueira …− Bacharel e licenciada em Química com Atribuiçães Tecnológicas pelo IQUSP, doutora em Saúde Pública pela FSPUSP, é docente de especialização em gestão ambiental e tecnologia de processos químicos, é consultora técnica e membro das comissães técnicas de cosméticos e meio ambiente do CRQ-IV e de Microbiologia da Abihpec.

15 horas …− Intervalo Das 15h30 às 16h30 …− Case de Sucesso Senac: Do curso Técnico à Pós-graduação em Cosmetologia Aplicada à Estética O valor de se permitir experimentar várias oportunidades dentro de uma mesma área, a importância de agregar conhecimento desenvolvendo habilidades e ser criativo para se reinventar fazendo algo diferenciado, serão questães apresentadas nessa palestra. Palestrante: Adriana Luna …− Esteticista, graduada em Tecnologia em Estética e Cosmética e pós-graduanda em Cosmetologia Aplicada à Estética no Centro Universitário Senac. Atua como coordenadora do departamento de treinamento, consultora técnica para mídias impressas e digitais e esteticista treinadora responsável pela equipe de estética da rede de institutos Anna Pegova Brasil.

Das 16h30 às 17h30 …− Palestra: Pré-consumo, Consumo e Pós-Consumo na Área da Saúde Aborda a importância da responsabilidade pré e pós-consumo para adequar a gestão de resíduos visando à valorização humana dos atores envolvidos e a preservação do meio ambiente. Palestrante: Ricardo Assadourian Santana …− Consultor socioambiental da Conga Consultoria em Gestão Ambiental e professor de Sociologia, foi técnico social no Programa Socioambiental de Coleta Seletiva, coordenou por dois anos a equipe de educação Ambiental da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana do município de São Paulo.

17h30 …− Intervalo

Das 19h30 às 20h30 …− Palestra: Da Concepção à Comercialização de Cosméticos Aborda uma visão holística, objetiva e pragmática das etapas que são necessárias para desenvolver e comercializar produtos cosméticos. Palestrante: Joao Hansen …− Químico Industrial pela Oswaldo Cruz. Diretor de Desenvolvimento de Produtos e Assuntos regulatórios da Avon para a América Latina e Presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC).

20h30 …− Intervalo Das 21 horas às 22h30 …− Fórum: O Futuro do Mercado de Cosmética e Estética Futuro do Mercado de Cosméticos …− Discussão sobre o mercado brasileiro de cosméticos. Uma visão da fábrica ao ponto de venda, passando pelas necessidades do marketing, o trabalho da Anvisa e os canais de venda. Palestrante: António Celso …− Químico, no mercado cosmético há 35 anos, trabalhando nas empresas Avon, Natura e Payot. Membro do Conselho Consultivo e professor do curso de pós-graduação em Cosmetologia da Associação Brasileira de Cosmetologia. Atual Diretor Industrial e Responsável Técnico da Payot Cosméticos.

Futuro do Mercado de Serviços em Estética …− Apresenta os diferentes modelos de negócio e de carreira que são tendências em serviços no país. Palestrante: Rui Kiwoshi Miadaira …− Sócio-fundador do site Carreira Beauty e foi co-fundador da rede de spas urbanos Olimpia Spa e da clínica odontológica Portal do Sorriso. Atualmente é membro do conselho da ABC-Spas. Foi consultor de estratégia de negócios da Booz & Company e atuou em posiçães executivas na C&A Modas, Unibanco e Itaú. É formado em MBA pela Harvard Business School e bacharel pela Unicamp. Futuro do Mercado Estético …− Apresenta tendências e oportunidades que o futuro do mercado estético reserva para os seus profissionais e consumidores. Palestrante: Gerson Aguiar …− Sócio-diretor comercial do Portal e Revista Negócio Estética, coordenador geral da Physiotherapy Business School, professor do Cefai/Ibramed, palestrante e consultor nas áreas de empreendedorismo e gestão de clínicas e consultórios. Mediador …− Luciano Linardi …− Formado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e MBA em Desenvolvimento Gerencial. 22h30 …− Encerramento

Serviço: Encontro de Estética e Cosmética Quando: 10 de novembro a partir das 8 horas Onde: Centro Universitário Senac …− Santo Amaro Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 …− Santo Amaro São Paulo …− SP Preço: R$ 20 Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais: www.sp.senac.br/redessociais

Fonte: In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação