Em Sto.André, feira orgânica é inaugurada pela Craisa

A Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), vinculada à Prefeitura de Santo André, inaugurou esta semana, a primeira feira orgânica instalada dentro de um centro de compras no Estado de São Paulo. O Atrium Shopping, na Vila Homero Thon, disporá ao consumidor todos os sábados, entre 10h e 15h, no corredor central do primeiro piso, variedade de alimentos naturais, sem agrotóxicos, como legumes, verduras e frutas, além de cereais e grãos.

Para o engenheiro agrónomo Fábio Vezzá de Benedetto, da Craisa, trata-se de uma quebra de paradigma. “Inaugurar uma feira orgânica no templo da sociedade de consumo, sem dúvida, é uma abertura social, sustentável e saudável. Ou seja, um consumo consciente”, afirmou. O projeto pioneiro é fruto de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, com apoio do Movimento Internacional Slow Food, por meio do Convívio Grande ABC São Paulo.

As cerca de seis barracas no corredor central, uma ao lado da outra, estão distribuídas em área de 40 metros quadrados. Entre elas, a de Vivian Pires da Silva, 33 anos, residente na estância turística de Ibiúna, cidade do interior de São Paulo e próxima à Sorocaba, que, a partir de agora, incluirá mais um dia de trabalho em Santo André. “Estou botando futuro”, disse a feirante, entusiasmada, enquanto o marido Edson de Goés, 39 anos, atendia aos primeiros consumidores no shopping.

Além do novo compromisso aos sábados no centro de compras fechado, Vivian participa das outras duas feiras orgânicas idealizadas pela Craisa …− Santo André foi pioneira nesse segmento. Todas as terças-feiras, na sede da companhia (Avenida dos Estados, 2.195, Vila Metalúrgica) e às quintas-feiras, no Paço Municipal (Praça IV Centenário, s/n, Centro). Ambas, das 16h às 20h. Entre os legumes e verduras oferecidos na barraca de Vivian, o consumidor encontrará preços entre R$ 3 e R$ 12, respectivamente, um pé de alface e um quilo de tomate.

CONSUMIDOR …− O novo atrativo gourmet do Atrium Shopping, que vai além das lojas de calçados, roupas, perfumes, eletroeletrónicos e serviços diversos oferecidos, atraiu os olhares e os bolsos dos consumidores. Caso de Beatriz Gimenez, 20 anos, de São Caetano, aluna do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia na UFABC (Universidade Federal do ABC), em Santo André, que circulou pelo local junto do pai Dorival Gimenez. “Fiquei sabendo da inauguração na Craisa, quando estive nesta semana para discutir uma parceria de feira orgânica como geração de renda para usuários da saúde mental”, contou a universitária, que integra grupo de empreendedorismo social na instituição acadêmica.

Além da feira, outro atrativo é uma horta educativa com 24 canteiros improvisados, criativamente e ecologicamente corretos, em caixotes de madeira. Ali, várias mudas de plantas medicinais, frutas, legumes e ervas aromáticas …− até um pé de café chama a atenção. “É o reaproveitamento de nichos, como o caixote de feira, para a pessoa fazer sua hortinha em casa”, explicou o engenheiro agrónomo. A exposição deverá permanecer por, no máximo, 30 dias, em razão da falta de luz natural e do ar-condicionado.

O prefeito de Santo André, Carlos Grana, e a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Económico, Ciência e Tecnologia, Oswana Fameli, passaram por lá para prestigiar o primeiro dia de funcionamento da feira de produtos orgânicos.

O Atrium Shopping, composto por 100 lojas, está localizado na Avenida Giovanni Baptista Pirelli, 150, na Vila Homero Thon.