Educação de São Caetano promove evento de capacitação para APIs

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Caetano, através do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns e da Mesa Educadora, promoveu na última quinta-feira (4) duas palestras de capacitação para auxiliares de primeira infância (APIs) no Teatro Santos Dumont, no Bairro Santa Paula. As profissionais, fundamentais no dia-a-dia das escolas de Educação Infantil, acompanharam a explanação do filósofo Ives Alejandro Munoz sobre o tema Empatia.

“Esse evento é uma forma de valorizarmos as APIs, para que elas comecem o ano ainda mais motivadas e continuem com o ótimo trabalho que desenvolvem em nossas escolas”, afirmou a secretária municipal de Educação, Ivone Braido Voltarelli. “As auxiliares são superimportantes. São elas as responsáveis pelo contato mais próximo com os alunos, além de também ajudarem as professoras em sala de aula. Quanto melhor o trabalho das APIs, melhor é a qualidade do atendimento a nossas crianças nas EMEIs e EMIs.”

Em sua palestra, o filósofo Ives Alejandro Munoz falou sobre a importância da empatia e destacou pesquisas realizadas sobre o tema em todo o mundo, além de contextualizar historicamente as diferentes visães sobre o assunto. Ao destacar a importância de se buscar uma prevalência da empatia em contraposição ao egoísmo, o palestrante ressaltou o papel fundamental dos educadores. “É mais fácil aumentar a empatia de uma criança do que de um adulto, que carrega uma carga de experiências que muitas vezes o torna menos aberto. Por isso o trabalho desenvolvido na Educação Infantil é tão importante.”

As APIs da rede municipal de São Caetano, que lotaram o Teatro Santos Dumont nas duas sessães da palestra, aprovaram a iniciativa da Secretaria de Educação. “Tenho certeza que esta atividade levou muitos conhecimentos às auxiliares de primeira infância, tanto do ponto de vista profissional como para o amadurecimento pessoal”, avaliou a diretora municipal de Educação, Janice Paulino César. O clima de felicidade pela aproximação da volta às aulas e o reencontro com os colegas de trabalho contagiou o público antes mesmo do início da palestra. A coordenadora técnica da Mesa Educadora de São Caetano, Mónica Pinheiro de Souza Melim, convidou todos os participantes do evento a darem um longo abraço em seus colegas …− sugestão prontamente aceita por todos …− e mandou uma mensagem às APIs: “Vocês contribuem muito com a Educação em nosso País. Espero que todas dêem o melhor de si no trabalho, por nossas crianças.”