Do curso de panificação ao sonho do negócio próprio

A padaria Companhia do Trigo abriu suas portas ao público nesta quinta-feira (29), às 15h, na Estrada Rio Acima, 75, no Bairro Capivari. O negócio é um bem sucedido empreendimento solidário que começou modestamente, em 2013, como um curso profissionalizante de panificação promovido pela Secretaria de Educação de São Bernardo e Fundação Volkswagen para 35 mulheres moradoras da região do pós-balsa.

Após a capacitação, animadas pela perspectiva de abrir um negócio próprio na área de panificação, o grupo passou a contar com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Económico, Trabalho e Turismo de São Bernardo e do Consulado da Mulher, instituto que promove o empreendedorismo entre mulheres de baixa renda e escolaridade.

A princípio funcionando como “Padaria Social”, na produção e comercialização de pães apenas na região, o empreendimento foi aos poucos ampliando suas atividades e organização até conseguir alugar um local definitivo, que vai ser inaugurado agora, no Bairro Capivari.

Todo esse desenvolvimento foi acompanhado e teve o apoio técnico da SBCSOL …− Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo, órgão também vinculado à Prefeitura. Alguns dos cursos oferecidos às empreendedoras foram: Gestão Financeira; Relaçães Interpessoais; Participação em Eventos; Regimento Interno; Oficina de Trabalho em Equipe e Motivação; Economia Solidária como Alternativa a Geração de Renda; Divulgação e Marketing.

Além da capacitação, a SBCSOL cedeu ao grupo de empreendedoras alguns equipamentos para o início dos trabalhos, como forno industrial elétrico de panificação, câmara climática, duas estantes de almoxarifado e computador.

Todo esse trabalho foi possível graças à parceria da Prefeitura de São Bernardo com a Universidade Metodista …− Instituto Granbery e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Programa de Geração de Trabalho e Renda …− Economia Solidária da Prefeitura de São Bernardo existe desde 2010. Um dos seus instrumentos mais importantes é a Incubadora de Empreendimentos Solidários …− SBCSOL, que assessora a criação e o desenvolvimento dos empreendimentos.

A SBCSOL fica na Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 1.000, Bairro Planalto Ed. H s/222. Atende das 13h às 18h. Informaçães pelo .

Empreendedorismo …− Outro instrumento da Prefeitura para incentivar o empreendedorismo na cidade é a Sala do Empreendedor. Criada em 2011, o espaço atende aqueles que desejam regularizar, instalar ou ampliar seus negócios em São Bernardo. Na Sala é possível encontrar informaçães e serviços de diversas secretarias da Administração municipal e de instituiçães parceiras que auxiliam os empresários em todas as etapas de desenvolvimento de seu negócio: concepção e planejamento do empreendimento; abertura, registro e licenças; ampliação, desenvolvimento e fortalecimento empresarial. Expandir o negócio.

A Sala do Empreendedor fica no térreo do prédio sede da Prefeitura de São Bernardo, na Praça Samuel Sabatini, 50 …− Centro. Atende de segunda a sexta, das 7h às 19h.

FONTE PMSBC