Diadema classifica xadrez e basquete sub 21 para os Jogos Regionais

As equipes de xadrez sub 21 masculino e feminino de Diadema, participantes dos 61º Jogos Regionais da 1ª Região Esportiva do Estado, foram vice-campeãs em São Bernardo do Campo,onde estão sendo realizados os jogos. No último domingo, 23, o xadrez sub 21 disputou final contra Osasco no feminino e perdeu por 4 X 0, enquanto o masculino sofreu derrota de Praia Grande por 3 x 1. O resultado classifica as duas equipes (compostas no total por dez integrantes) a participar dos Jogos Abertos do Interior (categoria 2ª Divisão), que ocorrem em outubro.

O basquete masculino sub 21 também está nos Jogos Abertos. A equipe foi vice-campeã, perdendo a final para São Caetano do Sul, pelo placar de 85 a 58, na terça, 25. Para chegar à final, Diadema venceu os times das cidades de São Lourenço da Serra e de Ribeirão Pires e perdeu para São Caetano do Sul, na fase de grupos. Na semifinal, disputada na segunda, 24, venceu Praia Grande por 86 x 79.

jogos A cidade de Diadema participa, desde o dia 21 de julho, dos 61º Jogos Regionais da 1ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. O evento, nesta Região, acontecerá até o dia 30 de julho, em equipamentos esportivos do município de São Bernardo do Campo. Diadema este ano levou uma delegação de 103 pessoas (87 atletas, 10 pessoas da comissão técnica e outras 6 …− apoio administrativo e motoristas), que participam de seis modalidades: atletismo (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), futsal (masculino), basquete (masculino sub 21), vólei (masculino e feminino sub 21) e xadrez (masculino e feminino sub 21).

O evento reúne 30 cidades da Grande São Paulo e Baixada Santista (1ª Região), totalizando mais de 5 mil participantes, entre atletas, dirigentes e comitê organizador. Os jogos acontecem entre os dias 21 e 30 de julho, em mais de 20 espaços esportivos de São Bernardo do Campo nas modalidades atletismo, basquetebol, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, dama, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judó, karatê, malha, natação, tae kwon do, tênis, tênis de mesa, voleibol, vólei de praia e xadrez. Os jogos têm entrada franca. História Os Jogos Regionais tiveram início em 1950, na cidade de Presidente Prudente, Oeste do Estado com a finalidade da revelação de novos talentos.

Desde aquela época, os campeonatos que se realizavam em algumas regiães paulistas evoluíram e se tornaram eliminatórios para os Jogos Abertos do Interior.

Em 1953, os Jogos do IV Campeonato Aberto da Alta Sorocabana, que voltaram para Presidente Prudente, foram incluídos no calendário oficial de eventos esportivos do Departamento de Educação Física do Estado de São Paulo (DEFE), atual Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo.

Nessa edição participaram 1.200 jovens, de 22 municípios e foram disputadas as modalidades de basquetebol, voleibol, tênis de mesa, atletismo, ciclismo, xadrez e beisebol.

A partir de 1988, os Jogos Regionais passaram a ser realizados por regiães esportivas. Atualmente, os Jogos estão divididos em oito regiães esportivas, com suas subdivisães.

Regiães O Estado de São Paulo é dividido em oito regiães esportivas: 1ª Região Esportiva: Grande São Paulo; 2ª Região Esportiva: São José dos Campos; 3ª Região Esportiva: Bauru; 4ª Região Esportiva: Campinas; 5ª Região Esportiva: Ribeirão Preto; 6ª Região Esportiva: São José do Rio Preto; 7ª Região Esportiva: Presidente Prudente; e 8ª Região Esportiva: Sorocaba.

1ª Região Esportiva A 1ª Região Esportiva (Grande São Paulo, que inclui Litoral) é formada pelas cidades de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista, Santo André, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Santos, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, São Vicente, Itanhaém, Itariri, Mongaguá, Peruíbe e Pedro de Toledo.