Demarchi troca PSD por PRB e deixa base de Marinho

O vereador de São Bernardo Rafael Demarchi anunciou na tarde da última terça-feira (22) sua saída do PSD e filiação ao PRB, partido cotado para ocuápar a vaga de candidato a vice na chapa do deputado federal Alex Manente (PPS) na disputa pelo Paço em outubro deste ano. De acordo com Demarchi, a decisão de deixar o PSD …− que já sinalizou permanência no arco de alianças do prefeito Luiz Marinho (PT) …− teria sido motivada por divergências “ideológicas” com o governo municipal.

“É uma questão muito mais ideológica do que somente política. Algumas de nossas ideologias vêm de encontro a algumas bandeiras que o PT defende atualmente. Estamos indo para um partido mais de centro-direita, com valores mais conservadores e de família. Sem descreditar o prefeito Marinho, mas temos de pensar no nosso futuro político e nas linhas que iremos defender daqui para frente. Hoje temos alguns embates em relação às ideologias do PT”, afirmou o vereador.

Com o anúncio da troca partidária, Demarchi deixa a base de Marinho na Câmara para apoiar a candidatura de Manente. Além do ex-pessedista, também desertaram da sustentação do governo municipal os vereadores Fábio Landi, que deixou o PSD para ingressar ao PSB, Martins Martins, ex-PCdoB, que foi para o PPS, e José Walter Tavares (ex-PCdoB), cujo destino ainda não foi definido.

Apesar da debandada, Demarchi afirma que cumprirá acordo de governabilidade com Marinho, que se estende até o fim deste ano. “Essa aliança vai ser cumprida com os projetos importantes. No passado briguei contra algumas propostas do Executivo, mesmo estando na base”, destacou. O vereador foi um dos principais opositores à inclusão da ideologia de gênero no Plano Municipal de Educação (PME) do município, apreciada pelo Legislativo no final do ano passado. Sob pressão, Marinho chegou a proibir o conceito, contrariando as diretrizes nacionais do próprio PT.

Mesmo de saída da base, Demarchi disse ser “grato” ao governo municipal por apoiá-lo na disputa por uma cadeira na Câmara Federal em 2014 e elogiou a gestão petista na cidade. “Creio que o Marinho foi e vem sendo o melhor prefeito de São Bernardo. Porém, a partir de agora estamos ingressando em um projeto diferente, ao lado do deputado Alex Manente”, declarou. A ida de Demarchi ao PRB também abre caminhos para que o vereador repita a empreitada por candidatura a deputado federal em 2018 pela nova legenda.

Vice Ao lado do PSB, o PRB se coloca no páreo para a indicação de vice na chapa pepessista. Hoje, o nome mais cotado na legenda para disputar a vaga é Luís Ricardo Davanzo, presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Bernardo, filiado ao PRB na última sexta-feira (18). “O Davanzo representa uma parcela representativa da sociedade e traz muita seriedade ao projeto. Creio que tem grandes chances de ser o vice do Alex. Para mim é o vice ideal. Vamos brigar para que isso aconteça”, pontuou Demarchi.