Cuidados ao comprar motos usadas

motos usadas

Comprar uma moto 0 km é o sonho de muita gente. No entanto, nem sempre isso é possível. Quem precisa — e quer — economizar, pode optar por procurar motos usadas. Mas na hora de negociar, é muito importante ter cuidados ao comprar. Por exemplo, dependendo de como foi seu uso, ela pode acabar trazendo riscos para quem for dirigi-la.

É comum dizer que assim que uma moto nova sai da revenda, ela perde cerca de 20% de seu valor. Essa porcentagem pode ser um exagero, mas bastam alguns quilômetros marcados no hodômetro para provocar essa depreciação. É por isso que é costume de muita gente optar por uma moto usada com um ou mais anos de uso.

Seja lá qual for a alternativa, as motos usadas sempre trazem um certo risco, principalmente se a compra não for feita com uma pessoa ou em um lugar de confiança.

Por isso, comprar motos usadas em concessionárias autorizadas ou lojas especializadas nesse tipo de venda ajuda muito a evitar dores de cabeça, ainda mais por conta de esses lugares costumarem oferecer uma garantia.

Portanto, procurar por motos usadas em anúncios particulares pode ser vantajoso quando se fala em preço, mas requer cuidados e atenção redobrada. Ou seja, um olhar mais atento na hora de fechar o negócio evita muitos problemas.

O que deve ser levado em conta na hora de comprar motos usadas?

Os principais aspectos a serem levados em conta antes de comprar motos usadas são:

Conferir a documentação

O primeiro fator a ser observado quando se pensa em comprar motos usadas é a documentação do veículo a ser adquirido. Nesse momento, é importante analisar se todos os impostos foram pagos e se não tem multas no nome do condutor atual. Para isso, a dica é acessar o site do Detran, e verificar se há pendências relacionadas à moto. Além disso, veja também se o número do chassi confere com o que consta no documento, e se ela já passou por algum furto ou acidente.

Afinal de contas, se você comprar motos usadas com pendências, você será o responsável pela quitação, ou ter um problema muito maior: não conseguir transferi-la para o seu nome.

Analisar o estado geral da moto

Depois disso, também é fundamental fazer uma avaliação geral do veículo, antes de comprar motos usadas. Aqui, a dica é perguntar para quem está vendendo se é possível levá-la para um mecânico de confiança, e aguardar o retorno para saber se ela está em boas condições.

Essa análise irá identificar se há ruídos estranhos no motor que podem atrapalhar o funcionamento do veículo, além de problemas no freio ou na suspensão. A depender da situação, o reparo pode acabar sendo caro. E aí nem vale a pena comprar essa moto.

Verificar a parte elétrica

Outro ponto a ser analisado antes de comprar motos usadas é a parte elétrica. Ao analisar se todas as luzes estão funcionando, como o farol e o pisca-pisca, você já pode negociar os valores de reparos na hora da compra, caso algo esteja com problemas.

Aqui, vale lembrar que as motos usadas mais modernas contam com luzes no painel para mostrar o funcionamento de diferentes itens, como o sistema de injeção ou a pressão do óleo. Dessa forma, se essas luzes não se apagam ao virar a chave para ligar a moto, fica o alerta de que há algum problema.

Verificar o óleo

Também é importante averiguar como está o óleo, se ele está no nível correto, se tem uma cor clara ou escura, e qual é a sua consistência. Um óleo com a cor clara, por exemplo, mostra que o líquido foi trocado recentemente. Já um óleo escuro e com um aspecto grosso, indica que ele está mais usado e deve ser trocado.

Ver como estão os comandos

Ainda que você não conheça o modelo de motos usadas pelo qual se interessa, é importante lembrar que embreagem e acelerador não podem ser duros demais para serem acionados. Uma embreagem dura é sinal do fim da vida útil do veículo, e o acelerador duro indica problemas no carro. Já no câmbio, os engates devem ser fáceis e secos, e as marchas não devem escapas, o que pode mostrar que o câmbio está maltratado.

Averiguar se há sinais de alteração nas peças

É fundamental verificar se a moto usada em questão tem sinais de desgastes ou trocas nas peças. Por exemplo, se o atual proprietário tentou trocar o motor, as porcas e parafusos podem ter algumas marcas. Além disso, é muito importante comparar a descrição da cor da moto que aparece no documento com a que está se vendo, pois, alterações precisam ser registradas no documento. A falta disso pode trazer muitos problemas no futuro.

Ver se há sinais de batidas

Um ponto que acaba passando despercebido por quem vai comprar motos usadas é a qualidade da pintura do veículo. O brilho excessivo nela, por exemplo, pode indicar dois fatores: O proprietário é alguém muito cuidadoso, ou a moto passou por algum reparo recentemente. A depender do lugar que foi pintado, isso pode querer dizer que ela passou por um acidente de trânsito.

Por isso, preste atenção: a pintura de um acidente, normalmente, é diferente daquela feita apenas em uma região, para corrigir uma raspada de leve.

Analise o preço

Há um ditado popular que diz “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Por isso, na hora de comprar motos usadas, identifique qual é o modelo da moto em questão e faça uma pesquisa na tabela FIPE, a melhor maneira de comparar se o dono da moto está cobrando mais ou menos do valor médio do veículo.

E por que isso é importante na hora de comprar motos usadas?

Se a moto em questão estiver muito abaixo do valor da tabela, é hora de ficar atento e desconfiar de que algo está errado. Agora se for o contrário e ela estiver com um preço muito alto, é possível que você tenha a chance de negociar o valor e receber um bom desconto.

Fazer um test drive

Um test drive não é importante somente para quem compra uma moto nova, mas também para quem quer adquirir motos usadas. É com ele que será possível identificar se gostará do modelo da moto, dos sons emitidos e se ela atende as expectativas, o ponto principal.

Acesse https://jornalhojelivre.com.br e veja mais assuntos!

Fontes:

https://g1.globo.com/carros/motos/blog/dicas-de-motos/post/quer-uma-moto-usada-veja-10-itens-para-checar-antes-da-compra.html

https://www.meucarronovo.com.br/blog/post/8-cuidados-ao-comprar-moto-usada/