A Copa do Mundo de Futsal 2021 foi a nona edição dessa competição organizada pela FIFA (Federação Internacional de Futebol). Essa edição foi realizada na Lituânia, entre os dias 12 de setembro e 3 de outubro.
Originalmente, esse evento estava programado para acontecer entre os dias 12 de setembro a 4 de outubro de 2020, tendo o nome de “Copa do Mundo de Futsal 2020”. Entretanto, por conta da pandemia de COVID-19, a FIGA anunciou em 12 de maio de 2020 o adiamento para 2021.
Até 2021, foram realizadas nove edições da Copa do Mundo de Futsal, onde somente 4 países venceram o torneio: Brasil venceu cinco vezes; Espanha venceu duas vezes; e Argentina e Portugal uma vez cada.
Copa do Mundo de Futsal 2021: A história do torneio
Desde os anos 70, a FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão) era a organizadora dos torneios de futsal. Assim, a primeira edição do então campeonato mundial de futebol de salão, que era o evento mais importante da modalidade naquela época, foi organizado por essa federação no ano de 1982, no Brasil. Posteriormente, mais duas edições vieram: na Espanha, em 1985, e na Austrália em 1988.
Porém, em 1989, a FIFA assume, de forma unilateral, o corpo diretivo do futsal, e organiza o primeiro mundial (que agora estava renomeado por Copa do Mundo) neste mesmo ano, na Holanda, onde o futsal tinha grande popularidade. No entanto, essa primeira edição teve regras um pouco diferentes das que eram utilizadas pela FIFUSA com o objetivo principal de deixar o esporte um pouco mais atrativo.
Copa do Mundo de Futsal 2021: Os formatos do evento
Antes da edição de 2008, todas as Copas do Mundo tiveram 16 seleções nacionais. A Copa de 1989 teve 6 países da Europa, 3 da América do Sul, 2 da África, 2 da Ásia, 2 da América do Norte e América Central e 1 da Oceania.
Já na Copa de 2008, pela primeira vez, 20 países participaram: 6 da Europa, 4 da América do Sul, 2 da África, 4 da Ásia, 3 da América do Norte e América Central, e 1 da Oceania. Quatro anos depois, a FIFA ampliou o torneio para 24 participantes: Europa, África, América do Norte e América Central e do Caribe tiveram mais uma vaga.
Copa do Mundo de Futsal 2021: Candidaturas para Sede
Os países que apresentaram candidatura para serem o país sede do torneio com o aval do Comitê Executivo da FIFA foram:
- Cazaquistão;
- Costa Rica;
- Croácia;
- Emirados Árabes Unidos;
- Irã;
- Japão;
- Lituânia;
- Nova Zelândia.
No entanto, houve países que demostraram interesse, como a República Checa, Egito, Geórgia, Holanda e Estados Unidos, mas não chegaram a se candidatar.
Originalmente, os anfitriões para a Copa do Mundo de Futsal 2021 seriam escolhidos em dezembro de 2016, mas essa escolha foi adiada para dezembro de 2017. Croácia, Cazaquistão, Costa Rica e Emirados Árabes Unidos, não foram considerados pelo Comitê Executivo. Mas, finalmente, no dia 26 de outubro de 2018, a Lituânia foi escolhida para ser sede da Copa do Mundo de Futsal 2021, no Conselho da FIFA em Kigali, na Ruanda.
Quais foram as cidades da Lituânia que sediaram os jogos da Copa do Mundo de Futsal 2021?
Depois da escolha, a Lituânia apresentou três cidades para sediar os jogos: Vilnius (na Avia Solutions Group Arena), Caunas (na Žalgiris Arena) e Klaipėda (na Švyturys Arena). Porém, durante uma conferência de imprensa em 22 de novembro de 2018, a Federação Lituana de Futebol revelou que gostaria de expandir o número de cidades para sediar os jogos com até 3 locais adicionais: Šiauliai (Šiauliai Arena), Panevėžys (Cido Arena) e Alytus (Alytus Arena).
Porém, a decisão final foi tomada só em 16 de outubro de 2019, onde 3 cidades foram confirmadas: Vilnius (Siemens Arena), Caunas (Žalgiris Arena) e Klaipėda (Švyturys Arena).
Como foi o sorteio da Copa do Mundo de Futsal 2021?
Em 1 de junho de 2021, na sede da FIFA em Zurique (Suíça), ocorreu o sorteio que determinou a composição dos grupos para a Copa do Mundo de Futsal 2021. As equipes foram divididas em quatro grupos com 6 seleções cada, e baseada em uma classificação que considerava o desempenho nas últimas 5 edições do tornei, ou seja, quanto mais recente o torneio, maior era o peso dado para esses resultados.
Além disso, os pontos de bônus também foram atribuídos para as equipes que ganharam o torneio de sua confederação durante o processo de qualificação. Também, nenhum grupo poderia dispor de mais do que uma equipe de cada confederação, exceto um grupo com duas equipes da UEFA, por conta de haver sete equipes da Europa no total.
Sendo assim, os grupos da Copa do Mundo de Futsal 2021 foram:
Grupo 1
- Lituânia;
- Espanha;
- Brasil;
- Argentina;
- Rússia (que não estava autorizada a usar o nome, bandeira ou hino russo, e precisou participar da Copa do Mundo de Futsal 2021 como equipe da União de Futebol da Rússia (RFU), e usar a bandeira do Comitê Olímpico Russo);
- Portugal
Grupo 2
- Irã;
- Paraguai;
- Egito;
- Costa Rica;
- Tailândia;
- República Tcheca.
Grupo 3
- Ilhas Salomão;
- Japão;
- Guatemala;
- Sérvia;
- Panamá.
Grupo 4
- Marrocos;
- Vietnã;
- Estados Unidos;
- Uzbequistão;
- Angola;
- Venezuela
Portanto, na fase de grupos da Copa do Mundo de Futsal 2021, as duas primeiras equipes de cada grupo, mais os quatro melhores terceiro colocados eram os que avançavam para as oitavas de final. E o calendário de jogos da copa foi divulgado no dia 30 de abril de 2021, logo após o sorteio dos grupos.
Quem ganhou a Copa do Mundo de Futsal 2021?
O vencedor da Copa do Mundo de Futsal 2021 foi Portugal, que ganhou seu primeiro título no torneio. O vice-campeão foi a Argentina e o terceiro lugar foi para o Brasil.
A final da Copa do Mundo de Futsal 2021 aconteceu em 3 de outubro de 2021, às 20h, na Žalgiris Arena, Caunas. O resultado foi: Argentina 1 x 2 Portugal. O jogador Claudino foi o responsável pelo único gol argentino, enquanto Pany garantiu a vitória de Portugal com dois gols.
Acesse https://jornalhojelivre.com.br e veja mais assuntos!
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_de_Futsal_da_FIFA