Comunidade de Santa Terezinha participa de prestação de contas e aprova o formato

“Está é a segunda vez que participo de reuniães deste tipo aqui nesta escola. É um jeito bem democrático de governar. Estou aqui para ouvir e também falar, se tiver dúvidas”, revelou a dona de casa Helena Lúcia de Carvalho, durante a quinta plenária de prestação de contas do Plano Plurianual (PPA) Participativo, que aconteceu na noite de quinta-feira (7), na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Prefeito Aldino Pinotti.

No encontro, o prefeito de São Bernardo e a secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo prestaram contas do PPA 2014/2017 e falaram sobre as açães executadas até o momento e as previstas para os próximos anos.

O aposentado Norberto de Farias, participando pela primeira vez de uma plenária, disse que é bom ter o prefeito e sua equipe próximos da população. “E mais que isso, discutindo com o povo as melhorias para a cidade”, completou.

O prefeito lembrou que a cidade está num processo de transformação e isso só foi possível por causa da participação popular nos destinos do município. “Hoje estamos mostrando a vocês o que fizemos e o que vamos fazer nos próximos anos. O PPA é a projeção do que queremos para nossa cidade. A cada ano estamos aprimorando este processo de consulta popular”, garantiu.

O prefeito também falou sobre o início das obras de revitalização da praça Geraldo Capitâneo, localizada na região, e garantiu que sua equipe está procurando uma área adequada para a construção de uma nova UBS na localidade.

Após a fala do prefeito, a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo apresentou a projeção do PPA Participativo para os próximos anos, comprovando, através de números, que houve um avanço praticamente em todas as áreas. O aumento de recursos para o próximo quadriênio será de 86% em transporte e trânsito, 29% em inclusão social e cidadania, 21% na área da Saúde, 16% em Educação e 13% em Habitação, entre outras áreas.

PPA …− Em São Bernardo, o PPA é elaborado com a ajuda da população. Neste ano, a Prefeitura realizou 21 plenárias no município ao longo de maio, que tiveram a presença de mais de 13 mil pessoas.

Durante esses encontros, os moradores formaram 200 grupos de discussão, que apresentaram 400 propostas de diretrizes ao PPA, com destaque para a saúde, mobilidade e infraestrutura urbana, habitação, inclusão social, segurança, educação, cultura, esporte e lazer, desenvolvimento urbano e meio ambiente.

Reuniães …− Ao todo serão realizadas 21 plenárias de prestação de contas, que continuam até o dia 10 de dezembro. O quarto encontro está marcado para este sábado (9), às 9h30, na EMEB Isidoro Batistini, Estrada Galvão Bueno, 5.085, no Bairro Batistini.

Fonte: www.saobernardo.sp.gov.br