Como formatar o celular?

como formatar o celular

Hoje em dia, existem muitas razões pelas quais as pessoas pensam em como formatar o celular. Se é necessário ou não, é muito importante ter cuidado extra antes de permitir este comando no seu dispositivo móvel. Algumas dicas podem evitar a perda de arquivos importantes e enganos internos devido a problemas de software que são muito difíceis de corrigir posteriormente.

A bateria descarrega muito rapidamente. Sistema travando. Apps que não abrem. Memória interna insuficiente. Esses são alguns sinais de que você deve aprender logo a como formatar o celular. Além disso, se você der seu celular para outra pessoa, essa é uma maneira segura de manter seus arquivos pessoais longe do aparelho em questão.

O que fazer antes de saber como formatar o celular?

Antes de começar a formatar seu celular, existem alguns passos que você deve seguir para evitar dores de cabeça e problemas futuros. Essas etapas incluem a proteção de informações importantes armazenadas na memória do seu dispositivo e serão apagadas assim que a formatação começar. Se você escolher a opção de redefinição de fábrica, alguns sistemas operacionais avisarão automaticamente que todas as informações salvas serão perdidas.

Consequentemente, é extremamente importante seguir um passo a passo automático e você deve sempre lembrar disso, por exemplo:

  • Guarde arquivos importantes (como fotos e vídeos).
  • Salvar contatos;
  • Criar um backup (uma cópia do estado atual do sistema).

Nesse caso, para evitar esse tipo de situação, uma alternativa fundamental é salvar seus arquivos importantes e o backup na nuvem, para que você tenha acesso a eles a qualquer momento e possa recuperá-los facilmente do seu celular.

Como formatar o celular sem perder arquivos?

Excluir arquivos não utilizados

Mesmo que você queira manter alguns arquivos, é importante excluir do dispositivo arquivos, fotos, vídeos e aplicativos que você nunca usa.

Limpe o cachê do dispositivo, arquivos de mídia do WhatsApp, entre outros. Para excluir esses arquivos, é preciso entrar na pasta de armazenamento interno do seu telefone. Outra opção é usar um aplicativo como o CCleaner para fazer esse tipo de análise e limpar dados e aplicativos não usados.

Faça um backup de seus arquivos

Este é um passo importante para salvar seus arquivos importantes. Para fazer isso, antes de excluir arquivos, faça backup de seus contatos, fotos, documentos e vídeos em seu dispositivo. Todas as informações e dados importantes. O processo para realizar um backup interno de um dispositivo é diferente para cada sistema operacional.

Fazer backup no Android

  1. Entre em sua conta no Google;
  2. Acesse a opção de “Contas” e “Conta do Google”;
  3. Deixe ativada a opção de “sincronização e backup”;
  4. Em seguida, vá na aba de configurações e selecione a opção de “Backup”.

Fazer backup no iOS

  1. Vá na aba “Ajustes” do iCloud;
  2. Selecione “iCloud” depois vá em “Backup”;
  3. Clique em “Fazer backup agora”.

Como formatar o celular?

Sabemos que restaurar as configurações do Android e do iPhone pode corrigir muitos problemas de desempenho e falhas do dispositivo. Mas ao falar sobre “Formatação” a barriga gela, certo? Mas seja paciente se quiser formatar seu telefone. Você não precisa levar seu aparelho a um profissional ou ter medo de realizar o procedimento.

Em apenas algumas etapas, você pode redefinir rapidamente seu telefone e voltar a usá-lo de maneira otimizada e rápida. O procedimento de formatação depende do sistema operacional do dispositivo. No entanto, segue basicamente mesmas etapas. Consequentemente, procure no seu aparelho opções semelhantes às descritas abaixo e não terá problemas!

Veja o passo a passo para formatar seu celular e fazer backup de seus dados:

Como formatar o celular iPhone?

Para todos os modelos de iPhone, a formatação padrão dos telefones celulares é a mesma, independentemente do modelo do telefone. Isso se deve à padronização do sistema operacional da empresa o iOS, que funciona da mesma forma em todas as suas versões (desde que o celular suporte a atualização).

  1. Acesse os “Ajustes” e selecione “Geral”.
  2. Role a tela para baixo, escolha a opção “Redefinir” e depois selecione “Apagar Conteúdo e Ajustes”.
  3. Insira sua senha e clique em “Apagar iPhone”, restaurando as configurações originais do aparelho.

Caso o backup do seu iCloud esteja desatualizado, o aparelho irá exibir um alerta. Neste caso, toque em:

  • “Fazer backup e apagar” para atualizar os dados;
  • “Apagar agora” para restaurar o aparelho sem atualizar o backup.

Depois, é só digitar a senha de desbloqueio e seguir com a orientação para “Apagar iPhone”.

Como formatar o celular Android?

Para a maioria dos telefones celulares que executam o sistema operacional Android do Google, o processo de como formatar o celular é quase sempre o mesmo, se não muito semelhante. É por isso que, para explicar esse passo a passo, usamos a versão mais recente do Android como base, para que você possa usá-lo em seu dispositivo móvel sem grandes dificuldades.

  1. Acesse as “Configurações”.
  2. Toque em “Fazer backup e redefinir”.
  3. Selecione “Restaurar Padrões de Fábrica” para deletar tudo, inclusive os aplicativos.

Quando é necessário saber como formatar o celular?

Com todos esses passos que devem ser seguidos para poder formatar um celular, é possível deduzir que não é algo que possa ser feito em qualquer ocasião. Há situações em que o celular precisa ser formatado. E algumas dessas situações incluem:

Já aprendi como formatar o celular. Depois disso consigo recuperar os arquivos?

As informações são mais fáceis de recuperar se você tiver feito um backup do sistema usando um backup físico do telefone ou um aplicativo em nuvem. Com dados de backup armazenados na nuvem, por exemplo, ao configurar um celular após a formatação, esta opção será habilitada automaticamente. No entanto, isso só acontece no mesmo telefone ou telefones com o mesmo sistema operacional.

Diante desse cenário, para configurar seu telefone após saber como formatar o celular, você precisa fazer login na sua conta do Google no Android ou no seu ID Apple no iPhone. Se os arquivos dessas contas estiverem armazenados na nuvem, é fácil recuperá-los. No entanto, podem ocorrer problemas inesperados que tornam incerta a capacidade de recuperar arquivos.

 

Fonte: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2020/10/como-formatar-o-celular.ghtml