Cidade faz megaoperação de combate ao mosquito da dengue

No último sábado (13), dia da mobilização nacional contra a dengue, São Caetano promoveu uma megaoperação no Bairro Fundação, onde registrou em janeiro deste ano dois casos autóctones confirmados (contraídos dentro do município) e outros 17 suspeitos. Cerca de 100 pessoas estarão envolvidas no combate ao Aedes, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, em vistorias e conscientização em todos os 4.151 imóveis (casas, prédios e comércios).

No terreno da antiga Indústrias Matarazzo, estará concentrada a parte mais complexa do trabalho: nebulização, retirada de lixo e entulho, remoção dos criadouros, desentupimentos de calhas e, se necessário, podas de matos e de árvores. O ponto de encontro será na Praça Comendador Ermelino Matarazzo, localizada ao lado da Paróquia São Caetano (matriz velha).

O Centro de Especialidades Médicas servirá como base de apoio. Equipes formadas por moradores, funcionários das secretarias municipais da Prefeitura, agentes de controle de zoonoses, de endemias e comunitários de saúde, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e Corpo de Bombeiros estarão distribuídas em grupos nos 48 quarteirães. O bairro é habitado por aproximadamente sete mil munícipes.

Sobre o terreno da antiga Indústrias Matarazzo, por estar contaminado, os profissionais da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, da Defesa Civil, da GCM e do Comitê Municipal de Mobilização e Prevenção no Combate à Dengue estarão trabalhando durante todo o dia com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em um trator pá carregadeira e quatro caminhães.

O diretor do Centro Integrado de Vigilância à Saúde (Civisa), Caio Williams Castro Júnior, explicou os procedimentos no Bairro Fundação até o momento. “Quando foram confirmados os casos de dengue, fizemos o bloqueio e nebulização ao redor de nove quarteirães dos ocorridos para evitar uma possível proliferação. Numa segunda oportunidade, o Programa Saúde da Família (PSF) atuou com os agentes. E, agora, estamos voltando para uma ação mais enérgica no bairro inteiro. Contamos com o apoio da população.”

“As equipes trabalharam coordenadas e fizeram a varredura completa, terminando sentido Carrefour e Leroy Merlin. Estamos operando via Decreto nº 10.934/2015, assinado pelo prefeito Paulo Pinheiro, que criou diversos dispositivos que integram o Programa Sanca Contra a Dengue”, completou.

Lançada em 22 de dezembro de 2015, a Patrulha Contra a Dengue também estará com dois carros na megaoperação. Em 20 de fevereiro, São Caetano realizará grande Mutirão Contra a Dengue em todos os 15 bairros da cidade.