CEU ganha duas quadras poliesportivas

A manhã da última terça-feira (15) foi dia de festa nas unidades I e II do Centro Educacional Unificado (CEU) Regina Rocco Casa, na Vila São Pedro. É que educadores, pais e alunos acompanharam ansiosos a inauguração de duas quadras poliesportivas, que servirão para atividades físicas e de lazer. A cerimónia contou com as presenças do prefeito, dos secretários (Educação), (Serviços Urbanos e Coordenação Governamental), (Esportes e Lazer) e vereadores.

O CEU Regina Rocco Casa foi o primeiro complexo educacional do gênero inaugurado no município, em 2012. A unidade atende cerca de 4,2 mil alunos de zero a 10 anos, está localizada em área de 170 mil m² e conta com 90 salas de aula. Na próxima segunda-feira (21) será entregue um teatro na mesma localidade.Os equipamentos entregues têm padrão oficial de ginásio poliesportivo, são cobertos, possuem arquibancadas, vestiários masculino e feminino, depósito, bebedouros e acessibilidade para pessoas com deficiência. Além das quadras, também foram disponibilizados para os alunos materiais para a prática esportiva, como rede para o gol e tabela de basquete.

Agora já são 55 quadras (entre novas e reformadas) entregues pela atual Administração desde 2009 nas escolas municipais, todas elas cercadas, cobertas e com iluminação.”Esse é um espaço integrado de conhecimento e de lazer que vai se somar a outros equipamentos que já entregamos nesta localidade, como o Centro de Atletismo (Arena Caixa). Essas transformaçães são reflexo das que ocorreram no País nos últimos anos, que permitiram a famílias de áreas mais carentes terem uma moradia melhor e escolas e equipamentos de saúde de melhor qualidade”, disse o prefeito, que também pediu à comunidade que ajude a cuidar da escola.

A construção das quadras era uma reivindicação dos pais, segundo o aposentado Jorge Vieira Filho, 65 anos, que todos os dias leva o neto Diego, 10, à escola. “Era necessário para que as crianças tenham mais com que se ocupar, seja em atividades de cultura ou esporte. Também será bom para a comunidade, que é carente de espaços para entretenimento.”

Os equipamentos poliesportivos estão instalados em área de 1.824 m² e custaram cerca de R$ 926 mil. A atual gestão também construiu e entregou outros dois CEUs na cidade, o Celso Daniel (2012) e Luiz Gushiken (2014).

Segundo, as secretarias de Educação e Esportes e Lazer vão estudar a possibilidade de liberar o uso das quadras pela comunidade à noite e nos fins de semana. “Isso precisa ser bem organizado para que a comunidade possa usar sem prejudicar as atividades das crianças.”

Entre 2009 e 2014, São Bernardo ampliou em 12 mil o número de vagas na rede pública de ensino e contratou mil novos professores. A rede atende 33.345 crianças (creche e educação infantil) e 45.621 no ensino fundamental. São servidas 138 mil refeiçães diárias.