/Avião americano com ‘radar de ataque’ voa perto da Coreia do Norte

Avião americano com ‘radar de ataque’ voa perto da Coreia do Norte

Um avião militar com um sistema de radar tático sobrevoou a Coreia do Sul neste domingo (29), em direção à fronteira com a Coreia do Norte, de acordo com um site de monitoramento do tráfego aéreo citado pelo Daily Star. A aeronave corresponderia a um Northrop Grumman E-8 da Força Aérea dos Estados Unidos.

O Boeing 707, modificado com um sistema de radar multifuncional STARS Joint, teria sido voado a cerca de 8.800 metros acima do Chuncheon, a capital da província de Gangwon, cerca de 65 quilómetros da fronteira com a Coreia do Norte.

O sistema de radar aéreo coleta e transmite imagens táticas para comandos terrestres e aéreos, como parte de seu controle de batalha, controle de aeronave e funçães de rastreamento de veículos terrestres e aéreos.

Não está claro qual era o seu propósito ou o seu destino final, mas tal plano militar é projetado para detectar e identificar alvos inimigos para o ataque. O avião poderia estar avaliando as forças norte-coreanas, sua artilharia ou locais de mísseis perto da fronteira em preparação para o ataque.

No meio da escalada de tensão com a Coreia do Norte, os EUA enviaram recentemente um terceiro porta-aviães e seu grupo de ataque para as águas próximas da Península da Coreia. A CIA disse recentemente que o presidente dos EUA, Donald Trump, estaria disposto a recorrer ao uso da força para impedir que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, “tenha a capacidade de manter-nos sob ameaça”.

O Ministério de Relaçães Exteriores da Coreia do Norte disse que o país asiático “quase atingiu um equilíbrio estratégico com os EUA”, mas que só usará suas armas nucleares e mísseis balísticos em caso de ameaça. Com informaçães da Sputnik News Brasil.

(Visited 8 times, 1 visits today)